Pesquisa revela que maioria dos trabalhadores apresenta sintomas de burnout

maioria dos trabalhadores sintomas de burnout

Uma pesquisa feita no perfil Festa da Firma mostrou que a maioria dos trabalhadores apresenta sintomas de burnout. 72% dos entrevistados consideram suas rotinas de trabalho exaustivas e 67% fazem ou pensaram em fazer terapia devido à pressão no ambiente corporativo.

O levantamento contou com mais de 30 mil respostas dentre os 700 mil seguidores da página, que posta memes que abordam temas sobre o mundo corporativo, assuntos que marcam o dia a dia nos escritórios e “a firma como ela é”.

O burnout, também chamado de síndrome do esgotamento profissional, é uma doença ocupacional, ou seja, é uma complicação de saúde que o funcionário apresenta em decorrência da sua atividade profissional e das condições do local de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, burnout é o “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

O melhor remédio contra o burnout: o CBD

Para tratar o esgotamento profissional, temos um grande aliado: o canabidiol. Como ficou demonstrado em pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribereirão Preto, da Universidade de São Paulo, o canabinoide contribuiu para a saúde mental de médicos e enfermeiros em um situação de estresse elevado. No estudo, a eficácia do CBD foi comprovada para tratar profissionais de saúde que estavam na linha de frente do combate à Covid-19 entre junho e novembro de 2020.

Empresas não se adaptaram às novas recomendações sobre burnout

A classificação da OMS foi atualizada em janeiro de 2022, antes disso era tratada como um distúrbio na saúde mental que era responsabilidade apenas dos funcionários, agora as empresas também são agentes ativos para o desenvolvimento dessa síndrome. E, se a maioria dos trabalhadores apresenta sintomas de burnout, segundo o levantamento do perfil Festa da Firma, 49% não acham que seus empregadores são empáticos em relação ao bem-estar dos colaboradores. Esse cenário, além de representar perda na produtividade dos colaboradores, pode desencadear processos trabalhistas e, consequentemente, multas para a empresa.

A pesquisa se aprofundou nas respostas de funcionários de startups e obteve 4 mil contribuições. Destes, 67% sentem que sua saúde mental está sendo afetada por conta do trabalho. Questionados sobre as iniciativas das empresas nesse sentido, 55% disseram que a startup não tinha ações voltadas à saúde mental e 85% gostariam que ela desse mais atenção a essa área.

Como realizar os tratamentos de saúde com Cannabis Medicinal?

Atualmente no Brasil, para começar um tratamento com Cannabis, é preciso ter prescrição médica especial para este fim. Aqui no nosso portal você poderá encontrar médicos e médicas que são mais indicados para seu quadro e diretamente já pode agendar sua consulta.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email