Debate sobre Cannabis na Assembléia do Espírito Santo

Debate Cannabis na Assembléia do Espírito Santo

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Espírito Santo promoveu nessa terça-feira, 26 de abril, um debate sobre Cannabis para falarem sobre a inclusão de remédios à base de cannabis na rede de saúde do estado. Os visitantes pediram o apoio dos deputados para viabilizar o tratamento de pacientes sem condições de arcar com o tratamento devido ao alto custo desses medicamentos nas farmácias e drogarias.

O presidente da Comissão de Saúde é o deputado estadual e médico Dr. Hércules, e ouviu primeiro outro profissional da saúde, o médico prescritor de cannabis Fábio Rocha. Dr. Fábio fez um apelo para que os tratamentos com medicamentos à base de cannabis chegassem a mais pacientes capixabas:

“Existem muitos pacientes que não têm condição de esperar. Quem tem câncer, quem tem um pai com Alzheimer, quem tem um pai com Parkinson que vem piorando cada dia mais, que a medicação não faz efeito.”

Outro convidado para o debate foi o fundador de uma empresa da área da saúde, Rômulo Correa, que também defendeu a distribuição de remédios à base de Cannabis na rede pública de saúde do estado do Espírito Santo:

“O nosso pedido aqui nessa casa de leis, é que sejam inseridos no SUS os medicamentos à base de cannabis, como aconteceu em outros estados como Goiás. Para que pessoas que precisam desse tipo de medicação, mas não tem recursos, tenham a oportunidade de se beneficiar desse medicamento.”

Diversas patologias podem ser tratadas com remédios à base de Cannabis, mas no debate dois casos foram mais explorados pelos participantes, um de Alzheimer, em vídeo da Associação Curando Ivo, e outro caso de Parkinson, com um trecho do documentário Ride with Larry. Esses filmes mostram a recuperação quase imediata desses pacientes ao receberem canabidiol na frente das câmeras.

Mesmo após ver os estudos de caso, o deputado e médico Dr. Emílio Mameri, vice-presidente da comissão, ainda deseja ver mais estudos dentro do debate sobre Cannabis na Assembléia Legislativa do Espírito Santo:

“Eu sou muito favorável às inovações, favorável às novas descobertas, o mundo não é estático, o mundo é dinâmico. E vamos continuar estudando para oferecer para a população novas opções de tratamento.”

O debate sobre Cannabis na Assembléia do Espírito Santo também contou com a presença do mestre em Biotecnologia Vegetal e doutorando em Ciências Farmacêuticas, Matheus Campos, que prometeu apresentar estudos de universidades brasileiras nos próximos encontros da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Espírito Santo para debater a inclusão de medicamentos à base de Cannabis na rede estadual de saúde:

“Quanto a estudos científicos, a gente tem estudos da Universidade Federal da Paraíba que já comprovou eficácia do tratamento do canabidiol com autistas. É importante a gente dizer que já tem estudos clínicos de fato e que em uma próxima a gente pode trazer os diversos artigos para embasar e não ficar no estudo de caso.”

O presidente da comissão se comprometeu a enviar um documento para a Secretaria de Estado da Saúde e para o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES).

Na nossa plataforma de agendamentos é possível encontrar o contato de mais de 150 médicos de diversas especialidades que podem te acompanhar em todo o tratamento com medicamentos à base de cannabis. Acesse agora mesmo!

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email