Com um olhar atento às pesquisas científicas, e uma perspectiva propositiva sobre o impacto da Cannabis medicinal no tratamento da endometriose, o médico Dr. Marcos Tcherniakovsky conversou com exclusividade com o portal Cannabis & Saúde sobre a condição silenciosa que, atualmente, impacta aproximadamente 8 milhões de mulheres no Brasil.
“O Brasil é um dos países que mais publicam e estudam sobre endometriose. Porém a média de diagnóstico mundial é de sete a oito anos, este é o grande desafio do diagnóstico da endometriose, pois ela não tem um sintoma único que a defina”, pontua.
Portanto, o diagnóstico é frequentemente complicado e demorado, levando muitas mulheres a buscar tratamentos que não trazem alívio significativo. Os métodos tradicionais, como analgésicos e hormônios, nem sempre são eficazes e podem ter efeitos colaterais indesejados.
Cannabis Medicinal: Um horizonte promissor para endometriose
Segundo o médico ginecologista, e chefe do Setor de Videoendoscopia e Endometriose da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), a abordagem com Cannabis medicinal ainda não é sem controvérsias. Embora muitos pacientes relatam alívio significativo, é imprescindível que mais estudos científicos sejam realizados no Brasil e no mundo.
“Nos últimos 40 anos, pouco se avançou no tratamento da endometriose a partir do ponto de vista médico. A Cannabis, considerando seus benefícios já comprovados em outras áreas, tem mostrado um potencial muito grande para ajudar na dor pélvica crônica”, explica.
Ele enfatiza que muitos pacientes já tentaram diversos tratamentos, inclusive opioides, sem resultados satisfatórios, o que torna a pesquisa sobre Cannabis ainda mais relevante.
“Há uma torcida muito grande que a Cannabis nos ajude também nessa dor pélvica crônica da endometriose, principalmente em pacientes que as terapias convencionais não se mostram boas para as mulheres. Principalmente aquelas que já tentou todos os tipos de opioides, é para essas que a gente realmente está estudando muito em relação à Cannabis”, pontua.
A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, muitas vezes causando dor intensa e complicações que podem ser debilitantes. Segundo o médico ainda há desafios em relação ao tratamento da doença. E é neste gap que a terapia canabinoide pode crescer e ser uma alternativa.
“De qualquer maneira, ainda necessitamos mais trabalhos científicos randomizados, muito bem determinados, para que nos garanta realmente que ele é eficaz em relação a medicações que já tem no mercado”, pondera o médico.
Mecanismos de Ação da Cannabis
A eficácia da Cannabis no tratamento da dor relacionada à endometriose pode ser atribuída a diversas moléculas presentes na planta, como o CBD e o THC
“Sabemos que essas moléculas atuam reduzindo a liberação de neurotransmissores que estão envolvidos na dor, promovendo uma inibição do processo inflamatório”, afirma o Dr. Tcherniakovsky.
Segundo o médico, isso é especialmente relevante, pois a endometriose é uma condição onde a inflamação desempenha um papel importante.
A Endometriose e sua repercussão na qualidade de vida
A endometriose é uma condição crônica que compromete a qualidade de vida de milhões de mulheres ao redor do mundo, causando dores intensas e complicações que podem levar à impotência reprodutiva.
Para o Dr. Tcherniakovsky, a terapia canabinoide pode ser uma alternativa viável, especialmente em um cenário onde muitos métodos convencionais não têm se mostrado eficazes.
Porém, é importante que mulheres que sofrem com a endometriose consultem profissionais de saúde qualificados para discutir as opções de tratamento disponíveis. E só assim, com o devido acompanhamento médico, decidir se é possível incluir a Cannabis medicinal no tratamento.
“Sabemos que as moléculas da Cannabis mexem com a dor e diminui a liberação de neurotransmissores que estão envolvidos na dor. Então ele faz essa inibição, basicamente, ele age na dor e na inflamação. Ou seja, consegue diminuir o processo inflamatório e a endometriose é uma delas, são dados que fazem com realmente a gente acredite que a Cannabis para tratar a endometriose é extremamente promissor”, finaliza.
Leia mais:
Agende sua consulta: Se você tem endometriose ou conhece alguém que tenha, saiba que a Cannabis pode ajudar. E se você quiser começar um tratamento com canabinoides de forma legal, o primeiro passo é marcar uma consulta usando a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos, de várias especialidades, que estão preparados para te recomendar o melhor tratamento.

















