Início

Cannabis na Bíblia: Jesus utilizou a planta nos tempos bíblicos?

Cannabis na Bíblia: Jesus utilizou a planta nos tempos bíblicos?

Para celebrar a Semana Santa, uma das datas mais importantes para os católicos, venha conosco nessa jornada histórica pelas citações à Cannabis na Bíblia

Publicado em

28 de março de 2024

• Revisado por

Jornalista e editor especializado em Comunicação e Saúde, pós-graduando em Drogas, Sociedade e Práticas Educativas. Escreve sobre ciência e sobre o uso da Cannabis na saúde humana e animal. É também fundador da Editora Vista Chinesa, onde publicou livros como “A História da Cannabis em Quadrinhos” e “Mila”.

Neste ano, a Semana Santa, uma das datas mais importantes para os católicos, começou no dia 24 de março (no Domingo de Ramos) e vai terminar em 31 de março (Domingo de Páscoa). Nesse feriado, se celebra a ressurreição de Jesus Cristo em uma passagem marcante da Bíblia.

Livro sagrado para o Cristianismo e outras religiões, a Bíblia é uma coletânea de escritos de antigos profetas e religiosos, que nos trazem palavras, histórias e ensinamentos de milhares de anos atrás. Embora não possamos considerar a Bíblia um registro histórico, é possível ter uma descrição dos costumes e hábitos daquela época.

Então, vamos aproveitar o fim da quaresma de 2024, para explorar um pouco como os textos bíblicos abordavam a Cannabis. Afinal, a relação da humanidade com essa planta é anterior ao Cristianismo e seus usos já eram bastante difundidos à época em que Jesus de Nazaré divulgava a mensagem de Deus.

Chris Bennett é um historiador que se dedica à pesquisa sobre a Cannabis na história humana e destaca a presença da planta nas escrituras da Bíblia em muitos de seus trabalhos. Vamos nos basear nas suas obras e nas passagens da Bíblia, para mostrar o uso dos derivados da Cannabis no mundo antigo por Jesus e seus seguidores.

É possível ler um artigo muito abrangente do historiador Chris Bennett, em português, no segundo capítulo d’O Livro da Maconha: o guia completo sobre a Cannabis. Esse livro é um compêndio, com artigos de cientistas de várias áreas do conhecimento, que foi o primeiro livro de artigos científicos sobre a planta a chegar ao nosso idioma.

Reprodução de mosaico da Catedral de Monreale, na Itália, que representa Jesus curando pessoas cegas

Reprodução de mosaico da Catedral de Monreale, na Itália, que representa Jesus curando pessoas cegas

Como mencionavam a Cannabis na Bíblia

Hoje em dia, o termo Cannabis se tornou difundido no mundo inteiro, por ser o nome científico da planta. Porém, o historiador Chris Bennet nos lembra que essa nomenclatura não era uniforme na época da Bíblia. Nos textos, podemos encontrar menções à planta como “cana”, “cálamo” ou até “canela”, termos da tradução de um dos idiomas originais da Bíblia, o aramaico.

Nessas escrituras antigas, utilizava-se as palavras “kaneh bosem”, “keneh bosem” ou “kaniebosm”, para se referir a essa planta vinda da Ásia. No hebraico tradicional, a tradução seria para “kannabos” ou “kannabus”.

“Bosem” e “bosm” significariam aromático. Assim, podemos encontrar “cana aromática” como uma referência à planta que hoje chamamos de Cannabis.

Cannabis na Bíblia: Antigo Testamento

Para os católicos, o Antigo Testamento é um livro que fala sobre os primórdios do mundo e também é leitura essencial para quem quer se aprofundar na religião. Também podemos entendê-lo como uma preparação para o Novo Testamento, que é o livro mais importante para essa religião.

Em ambos os livros, o termo “Cristo” seria uma tradução do hebraico de uma palavra que significaria “ungido”, ou “aquele que foi untado com o óleo”. Essa seria uma referência ao óleo da unção mencionado em Êxodo e que possui a “cana aromática” na sua composição. Veja abaixo a passagem bíblica:

Êxodo 30:23 a 30:29

Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, e de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso. E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. Assim, santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

Outras passagens do Antigo Testamento citam a “cana aromática” como uma parte importante do comércio e que possui grande valor.

Cânticos 4:14

O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.

Isaías 43:24

Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.

Jeremias 6:20

Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.

Ezequiel 27:19

Também Dã e Javã, de Uzal, pelas tuas mercadorias, davam em troca ferro trabalhado, cássia e cálamo aromático, que assim entravam no teu comércio.

Cannabis na Bíblia: Novo Testamento

Quadro do pintor El Greco que representa Jesus curando pessoas cegas

Para os católicos, o Novo Testamento é o mais importante, pois traz relatos da vida de Jesus, seus ensinamentos e também o desenvolvimento das primeiras comunidades cristãs. Nesse sentido, os seguidores de Cristo ficaram conhecidos como cristãos, ou seja, aqueles que tinham sido “manchados ou ungidos com o óleo sagrado”.

Nesses livros podemos ler os relatos do que seriam os atos milagrosos, muitos de cura de pessoas doentes. Doenças que hoje são objeto de estudos científicos eram atribuídas à possessão demoníaca na época dos textos bíblicos. Um exemplo disso é a epilepsia.

Hoje em dia, temos a consciência de que a Cannabis é um tratamento eficaz para diversas formas de epilepsia, mas no passado, curar esse e outros distúrbios era um milagre. Além da epilepsia, doenças de pele, doenças oculares e problemas do período menstrual teriam sido curadas por Jesus e seus discípulos, com uma farmacopeia que incluía o óleo da unção, contendo óleos à base de Cannabis. Algumas passagens do Novo Testamento trazem essas curas.

Doenças de pele

A doença que hoje chamamos de hanseníase era conhecida até pouco tempo como lepra, que é uma nomenclatura em desuso. Hoje sabemos que a causa dela é uma bactéria, mas na antiguidade se atribuía a causas sobrenaturais. Vamos a algumas passagens bíblicas que mostram a cura de pessoas com doenças de pele por meio do toque “daquele ungido pelo óleo da unção”.

Mateus 8:1 a 8:3

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

Mateus 10:8

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Problemas oculares

Entre os males que atacam os olhos, o glaucoma é um que tem potencial para tratamento com produtos à base de Cannabis. Temos passagens do Novo Testamento que citam a cura de pessoas que não enxergavam com o toque do óleo feito com a “cana aromática”.

João 9:10 e 9:11

Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.

Saúde feminina

Os relatos do uso da Cannabis para tratar da saúde feminina também são antiquíssimos. Atualmente, as pesquisas científicas comprovam o uso da planta no tratamento de condições como cólicas, endometriose e até para aprimorar o prazer sexual.

Na passagem bíblica abaixo, temos outra citação ao uso do óleo dos cristãos, dessa vez melhorando a saúde de uma mulher.

Lucas 8:43 8:48

E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

Cannabis nos tempos atuais

posso trazer cbd para o brasil oleos

A Bíblia é o livro mais lido, vendido, impresso e interpretado do mundo. Desde já, podemos destacar que a Cannabis foi fundamental para a difusão dos textos bíblicos no mundo, pois a primeira Bíblia impressa, a Bíblia de Gutenberg, foi impressa em papel de cânhamo. Antes disso, com os livros escritos à mão, poucos exemplares circulavam.

Até hoje, os textos bíblicos têm grande influência e popularidade, porém a Cannabis também esteve presente em outras culturas de outras partes do mundo. Na China, há registros do seu uso datados de 2800 a.C. e a humanidade levou essa planta consigo como uma matéria-prima fundamental para diversos itens.

Portanto, podemos considerar que a proibição da planta é um fenômeno extremamente recente e um desvio da relação que sempre tivemos com a Cannabis. Felizmente, estamos superando essa etapa da história e estamos voltando a aproveitar o potencial dela, principalmente para a Medicina.

Independente da sua religião, a Cannabis pode te ajudar a tratar diversas condições de saúde. Contudo, é importante ter o acompanhamento de um profissional da saúde para que o tratamento traga o máximo de benefícios sem trazer efeitos colaterais. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista experiente na prescrição de produtos com canabinoides. Acesse já e marque uma consulta!

Compartilhe:

Jornalista e editor especializado em Comunicação e Saúde, pós-graduando em Drogas, Sociedade e Práticas Educativas. Escreve sobre ciência e sobre o uso da Cannabis na saúde humana e animal. É também fundador da Editora Vista Chinesa, onde publicou livros como “A História da Cannabis em Quadrinhos” e “Mila”.

O Cannabis& Saúde é um portal de jornalismo, que fornece conteúdos sobre Cannabis para uso medicinal, e, preza pelo cumprimento legal de todas as suas obrigações, em especial a previsão Constitucional Federal de 1988, dos seguintes artigos. Artigo 220, que estabelece que a liberdade de expressão, criação, informação e manifestação do pensamento não pode ser restringida, desde que respeitados os demais dispositivos da Constituição.
Os artigos seguintes, até o 224, tratam de temas como a liberdade de imprensa, a censura, a propriedade de empresas jornalísticas e a livre concorrência.

Agende agora uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal

Consultas a partir de R$ 200,00

Agende agora uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal

Consultas a partir de R$ 200,00

Posts relacionados

Colunas em destaque

Inscreva-se para não perder nenhuma atualização do portal Cannabis e Saúde

Posts relacionados

Agende agora uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal

Consultas a partir de R$ 200,00

Você também pode gostar destes posts: