Carnaval é diversão, mas também é sobre a expressão da população. Nesse sentido, blocos de carnaval de várias partes do Brasil trazem uma reivindicação em comum: a regulamentação da Cannabis.
Com muitas fantasias, músicas e alegria, o povo toma as ruas e aproveita para levantar essa questão. Em 2025, muitos avanços são esperados quanto a regulamentação da Cannabis e essa expectativa vem em forma de grito de carnaval.
Veja alguns dos blocos mais conhecidos por unir Cannabis e carnaval.
Segura a coisa que eu chego já

Esse é o mais antigo, foi criado em 1975 na cidade de Olinda, em Pernambuco, e vai completar 50 anos de Carnaval neste ano de 2025. O desfile do Segura a coisa que eu chego já costuma ser na quarta-feira de cinzas, às 23h59, na cidade pernambucana.
O tema do carnaval de 2025 será “50 anos combatendo o racismo”.
Planta na Mente

Embalando os foliões no Rio de Janeiro desde 2010, o Planta na Mente também levanta o estandarte da legalização da Cannabis com versões de marchinhas de carnaval, mas também toca outros ritmos.
O desfile também ocorre na quarta-feira de cinzas, apelidada de Quarta de Brasas pelo bloco, no horário canábico das 16h20, nos Arcos da Lapa, Centro do Rio. O bloco também promove ensaios abertos e bailes antes do cortejo carnavalesco.
Bloco Manjericão

O ativista e assessor parlamentar Dário de Moura comanda o caminhão pipa do Bloco Manjericão
Em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na capital mineira, o desfile também acontece na quarta-feira de cinzas.
O Bloco Manjericão sai um pouco mais cedo, às 7h, em local a ser divulgado pela organização. A tradição do bloco é colocar ramos de manjericão atrás da orelha para debater a regulamentação da maconha com bom humor e marchinhas, além do caminhão pipa que refresca os foliões.
Bloco Kaya na Gandaia

Na cidade de São Paulo também tem folia canábica! O Bloco Kaya na Gandaia vai fazer seu desfile de carnaval no sábado após o carnaval, dia 08/03, a partir das 13h, próximo à estação de metrô Fradique, no bairro Pinheiros.
O nome do bloco faz referência à palavra kaya, utilizada pelos jamaicanos para se referir à maconha e que também está no nome de um disco do Gilberto Gil, Kaya N’Gan Daya, em com músicas de Bob Marley. Neste ano de 2025, o tema do desfile será “Flores que a gente reggae”.
Bloco Batucannabis

Em Curitiba, desfila o Batucannabis, que se propõe a levar a discussão sobre a planta para a capital paranaense. Acompanhe o perfil deles no Instagram e no Facebook para saber o dia e horário do desfile do bloco.
Bloco TossiuXapô

Em Rio Claro, no estado de São Paulo, vai acontecer o bloco TossiuXapô. Neste ano de 2025 o cortejo do bloco que vai sair da Praça do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), no sábado de Carnaval, dia 1º de março. A concentração começa às 14h e o desfile sai no horário canábico das 16h20.
Bloco Sociedade Manga Sativa

No Rio de Janeiro, nasceu em 2023 mais um bloco que defende a regulamentação da Cannabis, o Bloco Sociedade Manga Sativa. Criado na Vila da Penha, zona norte da cidade, junto ao Manga Rosa Café, o bloco homenageia a variedade canábica genuinamente brasileira.
O desfile da Sociedade Manga Sativa será no dia 09/03, no domingo após o Carnaval, com concentração às 16h20 e desfile às 17h20, na pista de skate do Largo do Bicão, na Vila da Penha.
Bloco Sativa

Em Goiânia, em Goiás, o Bloco Sativa faz um desfile para celebrar a planta na terça-feira de Carnaval, às 14h. O cortejo está marcado para a Rua do Lazer, no centro da capital goiana e nesse ano de 2025 vai levar o tema “Semente na terra e tapa na pantera”.
Além da apresentação do grupo de percussão, haverá Djs, cantores e outros blocos, levando rap, trap e reggae para as ruas da cidade.
Aproveitando o Carnaval com responsabilidade
Se você vai aproveitar alguma das nossas sugestões de blocos que celebram a Cannabis ou qualquer outra celebração de Carnaval, faça com segurança. Beba muita água, se alimente antes e após a folia e esteja em boas companhias. Para os que não curtem a festa, aproveite o descanso e aproveite para dar uma atenção ao seu bem-estar.
Considere também ter a Cannabis como um catalisador da qualidade de vida e da saúde mental, mas sempre com orientação médica. Acesse a nossa plataforma de agendamentos e converse com um especialista sobre como incluir a planta na sua rotina terapêutica.













