Nesta segunda-feira, 12/12, pacientes e simpatizantes da AbraRio fizeram uma manifestação em frente ao TRF-2, no Centro do Rio de Janeiro. Os manifestantes pediam que o tribunal revertesse a decisão da semana passada, que cassou a liminar da associação para cultivar e manipular a Cannabis.
Além de integrantes da AbraRio, pacientes e amigos de outra associação do estado do Rio de Janeiro, Apepi, estiveram presentes. Ambas as organizações pediam para ter um momento de diálogo com o Tribunal Regional Federal da segunda região.
Mais de mil pessoas impactadas
Na frente da sede do TRF-2, a presidente da Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio), Marilene Esperança, pede diálogo porque a medida do tribunal impacta negativamente a vida de muitos pacientes e seus familiares.
“Na semana passada, três desembargadores votaram a favor de um recurso com o objetivo de derrubar a liminar da AbraRio. Liminar essa que faz a diferença na vida de mais de mil pessoas hoje. São mais de mil pessoas que tiveram suas vidas modificadas, tiveram suas vidas libertadas após começar esse tratamento e estão agora desesperadas com medo de ficar sem o acesso.”
Abaixo-assinado pela liminar da AbraRio
Os manifestantes exibiram diversos cartazes com frases como “Associações Canábicas não podem parar”, “A luta pela vida não pode parar” e “Quem tem dor tem pressa”.
Além da manifestação, a equipe da AbraRio também está organizando um abaixo-assinado para recuperar a liminar. Chamado de A AbraRio Não Pode Parar, já são mais de mil assinaturas coletadas pedindo que a associação possa continuar atendendo os seus pacientes. Você pode colaborar com a sua assinatura clicando nesse link.
As associações de pacientes, como a AbraRio e a Apepi, são uma das formas de ter acesso aos tratamentos com Cannabis. Porém, não é o único caminho. Você pode adquirir um dos produtos autorizados pela Anvisa e que estão disponíveis nas drogarias ou optar pela importação. De todo modo, o primeiro passo é ter uma recomendação médica e para conseguí-la é muito fácil. Basta marcar uma consulta usando a nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações do profissional da saúde.