O congresso We Need to Talk about Cannabis, WNTC, começa hoje em São Paulo. A iniciativa pretende apresentar os avanços e atualizações do setor medicinal no Brasil e no mundo, bem como as principais tendências que estão por vir.
Expectativas altas para o WNTC 2023
Para Carolina Sellani, coordenadora do Grupo de Trabalho de Insumos de Cannabis da Abiquifi, Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos, o WNTC é uma iniciativa que se posiciona alinhada às expectativas de desenvolvimento do setor.
“Estamos conseguindo fazer uma crescente no amadurecimento dos temas do evento junto com amadurecimento do setor. Esperamos poder levar um conteúdo atualizado com uma relevância importante para os tomadores de decisão da indústria. É para quem já é e quem já está no setor, para quem vai entrar e para quem quer ter acesso a uma discussão supertécnica”, indica.
Terceira edição do evento e os avanços do setor no Brasil
Esta é a terceira edição do evento que teve sua estreia em 2021, ano em que a Anvisa foi liberando novos produtos à base de Cannabis para venda nas drogarias. Até dezembro de 2021, eram 9 remédios aprovados na agência, hoje são 26 produtos autorizados.
Nesse ínterim, Sellani observa que os avanços em relação ao mercado da Cannabis foram grandes.
“Nestas últimas três edições a gente pode acompanhar uma crescente em diversas frentes. Tanto quando a gente fala de maturidade das próprias empresas em atender as exigências da RDC 327, como avanços nas discussões legislativas. E também a existência de uma frente de diálogo para implementação dessa política no Estado de São Paulo, que eu vejo como importante. Inclusive para servir de base para algumas outras discussões que estão por vir. O cenário avançou bastante nos últimos anos e a gente conseguiu ir dosando e também aprofundando os temas conforme a necessidade da indústria”, avalia.
Cannabis voltada à saúde animal
E entre as novidades de conteúdo desta edição está a discussão sobre o uso da Cannabis para saúde animal. Inclusive, a primeira exposição do WNTC, intitulada “Cannabis e o uso veterinário: Cenário Regulatório”, trará o atual status da discussão sobre o uso de canabinoides para a saúde animal.
Juntamente com Isabela Avila, Coordenadora de Registro e Fiscalização de Produtos Veterinários, MAPA, Sellani responderá quais são os próximos passos para o avanço desta pauta no Brasil.
“Pela primeira vez vamos falar das discussões relacionadas à saúde animal. Vamos falar sobre o cenário regulatório, teremos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, a presença do deputado Caio França e algumas apresentações com relação ao desenho da implementação na política de fornecimento desses produtos de Cannabis no SUS. Também vamos falar do controle de qualidade, de pesquisa clínica, da importância da qualidade dos insumos que também vão ser utilizados nas pesquisas clínicas. Vamos falar de mercado com dados atualizados com relação aos novos produtos. Atualmente estamos com 26 produtos autorizados sob a RDC 327. Vamos falar também da parte regulatória, sobre algumas atualizações importantes”.
Participantes do WNTC
A iniciativa tem o conteúdo organizado pela Abiquifi e a Hiria, conhecida como curadora qualificada de conteúdo. E contará com nomes de peso em suas apresentações como:
- Margarete Akemi: Coordenadora do Comitê de Cannabis Medicial – CRF/SP e do Grupo de Trabalho Cannabis Medicinal – CFF e Professora Pesquisadora Univesidade Presbiteriana Mackenzie
- Norberto Honorato Prestes Junior: Presidente Executivo – ABIQUIFI
- Philip McGuire: Professor of Psychiatry, Department of Psychiatry, University of Oxford
- Greyce Lousana: Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica – SBPPC
- Isabela Avila: Coordenadora de Registro e Fiscalização de Produtos Veterinários, MAPA.
- José Alexandre de Souza Crippa: Professor Titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
- Aruã Prudenciatti: COO Crop Biolabs
- Felipe Rezende: Gerente comercial – ThermoFisher Scientific
- Felippe Domingos: CTO na Actiz
- Guilherme Mendes Franco: CFO/COO Ease Labs Pharma
- Helder Dário: Diretor Científico da FarmaUSA Life Science
- Kelly Bueno: Coordenadora Técnica Farma – América do Sul e Central Gattefossé Brasil
- Laura Angel: Commercial Head LATAM na Clever Leaves
- Luciana Takara: Diretora Associada de Assuntos Governamentais e Regulatórios – US Pharmacopeia
- Marcel Grecco: Fundador/CEO da The Green Hub
- Maria Eugenia Riscala: CEO – Kaya Mind
- Nadja Bento: Diretora de Portfolio Life Science da NürnbergMesse Brasil
- Paulo Fernandes: Diretor Presidente Abracro e CEO SAIL for Health
- Rosemary Viola Bosch: Tesoureira e presidente da comissão de RT – Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo – CRMV-SP
- Thiago Dessena Cardoso: Founder da Kaya Mind
Confira a programação
- Cannabis e o uso veterinário: Cenário Regulatório
- Cannabis Medicinal e o fornecimento no SUS de produtos de qualidade no estado de São Paulo
- O mercado da Cannabis em 2023: a entrada de novos produtos e empresas no setor
- CANABIDIOL fitofármaco, IFA grau farmacêutico, produzido no Brasil: a importância Start Right From the Start – A importância da qualidade, consistência e escalabilidade comercial em um ensaio clínico.
- Padronização dos Produtos de Cannabis e Controle de Qualidade
- Dosagem e a importância da Pesquisa Clínica: dos estudos não clínicos aos clínicos.
- Desafios e Tendências no Desenvolvimento de Formulações a Base de Cannabis
- Cenário Regulatório e Políticas Públicas: Atualizações regulatórias da RDC 327, Diferenças na Pesquisa com Fitofármaco x Fitoterápico.