Cannabis e autismo: veja os melhores momentos da live com a Dra. Hounie

live-Ana-Cannabis-autismo

Ontem foi uma noite muito especial: aconteceu a nossa live com a ilustre participação da Dra. Ana Gabriela Hounie sobreCannabis no tratamento do Transtorno do Espectro Autista”. A médica, pioneira em prescrever e estudar sobre os benefícios da Cannabis medicinal, em breve irá lançar o livro “Tratado da Cannabis medicinal: Fundamentos para a prática clínica”.  

Com uma imensa participação da audiência do Portal Cannabis & Saúde, a Dra. Ana tirou todas as dúvidas sobre o papel da Cannabis no tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Já que a live foi uma forma de lembrar que, em breve, entramos no Abril Azul. Além disso, o Dia Mundial De Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é celebrado no próximo domingo, dia dois de abril.

Selecionamos os melhores momentos da participação da Dra. Ana na nossa live, embora a live está disponível na íntegra aqui neste link

Último dia da pré-venda do “Tratado da Cannabis medicinal: Fundamentos para a prática clínica”

Hoje é o último dia para garantir um exemplar do livro produzido pela Dra. Ana, aqui neste link. O anúncio da publicação para maio foi comemorado pelo público da live. 

“O livro foi produzido para médicos, mas com uma linguagem que possa chegar a todos os interessados. O Tratado tem várias seções: como é a história da planta, os métodos de extração e as análises. Logo na segunda seção apresento os usos farmacêuticos. E tem uma parte sobre as doenças: neuropsiquiátricas, como o autismo, ansiedade, depressão, doenças neurológicas, dores crônicas e um capítulo sobre dependência. Também tem capítulos sobre temas gerais: efeitos adversos e questões jurídicas”. 

“É um livro completo e para quem se interessa pela área será um livro de cabeceira”, afirmou a Dra. Ana.

Benefícios da Cannabis no tratamento do TEA

O Dia Mundial De Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista foi instituído pela ONU, em 2007, e tem como objetivo sensibilizar a população quanto à neurodiversidade, trabalhar a tolerância, a flexibilidade e a compaixão por todos os indivíduos do espectro autista. Por isso é tão importante trazer este assunto à tona e informar sobre como a Cannabis medicinal pode ser uma aliada de pacientes e familiares de pessoas que tenham esta condição.

A Dra. Ana foi bem clara em relação aos aspectos positivos, e amplos, que o tratamento com Cannabis apresenta: 

“A Cannabis traz muitos benefícios para o tratamento do autismo. Pois no tratamento tradicional usamos medicações para lidar com sintomas. No caso do Canabidiol, especificamente, os estudos são com altas doses de canabidiol e um pouquinho de THC, o cânhamo, 0,3% de THC. E se viu que o canabidiol tem ação não só nestes sintomas. Mas ele tem ação multimodal, em várias frentes”. 

“O canabidiol age no sistema endocanabinoide, que é quem regula a liberação de todos os neurotransmissores no cérebro. Então tem uma ação mais ampla, além de ter uma ação neurogênica: melhora conexões entre neurônios e estimula novas sinapses”.

Evidências científicas

Ontem pela tarde, antes da live, abrimos em nosso Instagram espaço para nossos seguidores enviarem suas perguntas, entre os questionamentos, estava a dúvida sobre as evidências científicas do uso da Cannabis medicinal em pacientes. A Dra. Hounie garantiu aos nossos seguidores que existem diferentes estudos com comprovadas evidências científicas sobre os benefícios da Cannabis. porém admitiu que ainda há um espaço grande para evoluir em pesquisas:

“Existem várias evidências. No caso do autismo já existem 6 estudos feitos com canabidiol. nesta proporção de 25 para 1 no autismo. Em outras patologias existem também: a epilepsia refratária é onde mais tem estudos publicados sobre o assunto. E também existem estudos sobre dores crônicas, em várias patologias. O que acontece é que ainda são em pequeno número, não existem muitos financiamentos e são estudos caros. Pois existe toda uma ala da medicina, chamada medicina cannabinoide, e o que se tem de experiencia práctica acumulada é enorme. Então sim existe evidências, mas há espaço para preencher”.

Veja a live com a Dra. Ana Hounie aqui

A Dra. Ana Gabriela Hounie é uma médica brasileira precursora no tratamento com canabinoides no país. Como colunista do portal Cannabis & Saúde, a Dra. Ana contou sua trajetória na medicina canabinoide e a importância de saber diferenças sobre os óleos de CBD artesanais ou importados. Já nesta outra entrevista, a Dra. Ana destacou como nunca teve preconceito em relação aos tratamentos com Cannabis: “Minha abordagem é científica, não ideológica”.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email