Destaques

A lista dos produtos de Cannabis que terão aprovação automática da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ao portal Cannabis & Saúde, na tarde desta sexta-feira (08), a lista dos produtos de Cannabis que terão aprovação automática pela agência para importação individual por pacientes.

Nesta semana, o órgão publicou uma nova resolução para facilitar esse processo de importação. A Resolução da Diretoria Colegiada RDC 570/2021 deve reduzir o tempo para a aprovação do cadastro em até 5 dias. Conforme o texto, a aprovação do cadastro ocorrerá mediante uma análise simplificada e apenas pela Gerência de Produtos Controlados e não mais por outros departamentos.

As novas regras foram motivadas pela demanda dos pacientes, que explodiu. Em 6 anos, foi registrado um aumento de mais de 2.400% no número de pedidos, ou 400% ao ano. Se em 2015 foram 900 pedidos, no ano passado esse número foi de 20 mil. Atualmente, a fila de espera está em torno de 3 mil pacientes.

A nova regra define critérios e procedimentos que se tornarão automáticos para importação por pessoa física “para uso próprio, mediante prescrição” médica. A automação da aprovação cadastral, no entanto, ainda não foi implementada e será divulgada no site da Anvisa.

Para aprovação automática, os produtos deverão constar na lista da agência, que foi encaminhada com exclusividade ao portal Cannabis & Saúde.

São 249 produtos de dezenas de marcas diferentes, a maior parte da Europa e Estados Unidos, mas também de marcas brasileiras com operação no exterior. Desses, apenas 5 produtos possuem THC. Quase a totalidade dos produtos são óleos e extratos, mas alguns cremes e loções e um spray.

Segundo o texto, novas empresas poderão entrar nesta lista, caso sejam aprovadas pela agência. “O produto a ser importado deve ser produzido e distribuído por estabelecimentos devidamente regularizados pelas autoridades competentes em seus países de origem para as atividades de produção, distribuição ou comercialização”.

Confira a lista!

Marcus Bruno

Jornalista, radialista e marqueteiro especialista em Cannabis medicinal.

Postagens recentes

Amamentação e Cannabis Medicinal: O uso é contraindicado?

Ainda que existam muitas fórmulas e alternativas para a alimentação de bebês no mercado atualmente,…

2 horas agora

Covid longa: Cannabis é a grande aliada no tratamento

Devido à vacinação em massa, e suas doses de reforço, sabe-se que o pior momento…

13 horas agora

“São umas gotinhas e o efeito é mágico”

Isadora Rocha fala sobre a transformação de toda a família desde que sua filha com…

18 horas agora

Câmara Municipal de Recife recebe reunião pública sobre o uso terapêutico da Cannabis

A semana começa com um debate importante na capital de Pernambuco, a Câmara Municipal de…

19 horas agora

AVC: Tratamento, Causas, Sintomas e Tipos da Doença

Assim como os problemas cardíacos e o diabetes, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) está entre…

1 dia agora

Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal vai debater aspectos jurídicos no país

A Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Assembléia Legislativa…

4 dias agora