A busca pelo alívio da dor crônica é um desafio de saúde global, com as opções de tratamento atuais muitas vezes limitadas por efeitos colaterais, risco de dependência e diminuição da eficácia ao longo do tempo. Neste sentido, um estudo realizado pela Universidade de Yale revelou que o CBD, CBG e CBN, moléculas da Cannabis, têm se mostrado promissores no alívio da dor crônica, oferecendo uma alternativa mais segura em comparação aos opioides, que apresentam riscos de dependência e efeitos colaterais.
A pesquisa indicou que esses compostos interagem com uma proteína no sistema nervoso, inibindo a sinalização da dor, sendo o CBG o mais eficaz entre eles. As descobertas abrem novas avenidas para o desenvolvimento de terapias que podem transformar o tratamento da dor crônica.
Destaque para o potencial do CBG para o tratamento da dor crônica
Os fitocanabinoides estudados, CBD, CBG e CBN, reduziram a atividade de uma proteína que é central para a sinalização da dor no sistema nervoso periférico, mostrou o estudo.
As descobertas, publicadas em 21 de janeiro no Proceedings of the National Academy of Sciences, oferecem uma nova abordagem promissora para o alívio seguro e eficaz da dor, disseram os pesquisadores
“Essas descobertas abrem novos caminhos para o desenvolvimento de terapias baseadas em canabinóides”, disse Mohammad-Reza Ghovanloo, principal autor do estudo e pesquisador associado do Departamento de Neurologia da Escola de Medicina de Yale.
“Nossos resultados mostram que o CBG, em particular, tem o maior potencial para fornecer alívio eficaz da dor sem os riscos associados aos tratamentos tradicionais.”
Entenda o diferencial do estudo: proteína Nav1.8
Os canabinoides destacados no estudo interagem com uma proteína encontrada na membrana celular dos neurônios sensoriais da coluna vertebral. A proteína, chamada Nav1.8, permite o disparo repetitivo desses neurônios, que é um processo chave na transmissão de sinais de dor. Bloquear o Nav1.8 e, assim, silenciar sua atividade, mostrou-se promissor na redução da dor em estudos clínicos recentes.
No novo estudo, os pesquisadores mediram a corrente elétrica nos neurônios sensoriais dos roedores e como a corrente mudou quando o CBD, o CBG e o CBN foram introduzidos. Cada um dos três canabinoides reduziu as amplitudes de corrente elétrica das células associadas ao Nav1.8. Dos três, o CBG inibiu a ação do Nav1.8 com mais força.
Vantagens dos fitocanabinoides para alívio da dor
Uma das principais vantagens observadas no uso dos canabinoides é sua capacidade de oferecer uma abordagem mais holística no tratamento da dor. Diferentemente de muitos analgésicos opioides, que podem levar à dependência e a uma série de efeitos adversos, os fitocanabinoides possuem um perfil de segurança que sugere um potencial risco reduzido para abuso.
Além disso, a natureza versátil dos canabinoides permite que sejam utilizados em diferentes formas. E assim adaptando-se às necessidades individuais dos pacientes.
O estudo conduzido por pesquisadores da Yale enfatiza também a importância de um método rigoroso e controlado para a administração de canabinoides, de modo a maximizar seus benefícios terapêuticos.
Marque uma consulta com médico com experiência na prescrição de fitocanabinoides aqui.
E isso inclui a definição precisa das dosagens e a identificação das cepas mais eficazes de Cannabis, que podem variar em composição química e, portanto, em suas propriedades medicinais. Tal abordagem científica é essencial para garantir que os pacientes obtenham os melhores resultados possíveis.
Fitocanabinoides como uma saída segura para a dor crõnica
Por fim, a pesquisa sobre os canabinoides como uma opção para o alívio da dor representa um passo significativo na busca por tratamentos mais seguros e eficazes. À medida que mais estudos sejam realizados e a compreensão sobre esses compostos se aprofunde, é provável que os canabinoides se tornem uma ferramenta valiosa na medicina contemporânea.
Assim, a esperança é renovada para as pessoas que sofrem com dor crônica e que buscam alternativas que ofereçam não apenas alívio, mas também uma melhoria na qualidade de vida.
𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲: O acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permito mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.