Dr. Ethan Russo, cientista pioneiro em Cannabis para Aids e câncer

Um dos pioneiros e principais cientistas dos Estados Unidos a estudar os efeitos medicinais da Cannabis é o neurologista Ethan Russo. Pesquisador em psicofarmacologia, ele fez história nos anos 90 ao defender o uso da maconha para tratar portadores de HIV, numa época em que ambos os temas eram tabus muito grandes por lá. Hoje, Russo é uma referência no uso dos canabinoides como tratamento para pacientes com câncer.

Ele compartilhou sua história e conhecimentos conosco para a 3ª edição do Medical Cannabis Summit, um seminário online e gratuito voltado a todos interessados no assunto. O evento acontece de 19 a 23 de abril e as inscrições podem ser feitas no botão abaixo.

Em 2001, Ethan Russo publicou o livro Cannabis Therapeutics in HIV/AIDS, uma obra que fornece uma visão científica dos benefícios da erva para aumentar o apetite, aliviar os sintomas da doença até então pouco conhecida e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. A publicação fez história e ajudou a desmistificar a Cannabis medicinal, bem como o vírus.

Nos últimos atuou como consultor médico sênior para a gigante da Cannabis GW Pharmaceuticals, do Reino Unido. Ele estudou como o Sativex® (Mevatyl no Brasil) pode ser eficaz para o alívio das dores causadas pelo câncer e enjoos e náuseas da quimioterapia em pacientes que não respondem ao tratamento com opióides. Também coordenou estudos do Epidiolex® para epilepsia refratária.

Hoje Ethan Russo está à frente da startup de Cannabis medicinal Creedo-Science, voltada ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas no mercado da Cannabis e do sistema endocanabinoide.

Mais sobre o Ethan Russo

Ex-professor visitante nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins, Russo também foi presidente das entidades International Cannabinoid Research Society e International Association for Cannabinoid Medicines. 

Ele se formou na Universidade da Pensilvânia (Psicologia) e na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, antes de residir em Pediatria em Phoenix, Arizona e em Neurologia de Crianças e Adultos na Universidade de Washington em Seattle. 

Publicou vários capítulos de livros e mais de cinquenta artigos em neurologia, controle da dor, Cannabis e etnobotânica. Seus interesses de pesquisa incluem correlações de usos históricos de Cannabis com mecanismos farmacológicos modernos, tratamento fitofarmacêutico de enxaqueca e dor crônica, sinergia de ervas e fitocanabinoides/terpenóides, interações serotonérgicas e vanilóides.

Medical Cannabis Summit

Dr. Ethan Russo é mais um palestrante internacional confirmado para a 3ª edição do Medical Cannabis Summit, um evento 100% online e gratuito voltado a todas as pessoas interessadas no assunto. As inscrições podem ser feitas no botão abaixo.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

LIVE Pergunte ao Especialista: Cannabis, Fibromialgia e Dor Crônica com Dra Wanderli Ramos

O evento é online e gratuito e voltado a pacientes, amigos e familiares que buscam…

1 dia agora

Derrota do governo: Comissão da Cannabis rejeita retirar PL 399 de pauta

Deputados entraram em acordo e a próxima reunião será no dia 17 para possível votação…

1 dia agora

AO VIVO: Comissão da Câmara vota parecer do PL do plantio de Cannabis

Serão apreciadas 10 emendas ao texto, entre elas a que autoriza o cultivo por pacientes…

2 dias agora

“Sete a cada dez pacientes me procuram pelo tratamento com Cannabis”, conta médica

A anestesiologista Wanderli Carvalho se especializou em dor em 2018 e relata a melhora de…

5 dias agora

Calmantes que não precisam de receita: Por que substituí-los?

Os calmantes que não precisam de receita vêm sendo utilizados em uma escala preocupante. Saiba…

5 dias agora

“A Cannabis mudou as nossas vidas”, conta mãe de garoto com autismo

Cauã, filho de Monalisa Almeida, sofria com insônia, irritação e com as dores da fibromialgia.…

1 semana agora