Um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences reacendeu o interesse em combinações de compostos naturais para criar alternativas seguras aos medicamentos convencionais. Pesquisadores da Tailândia observaram que a combinação entre canabidiol (CBD) e própolis pode ajudar a combater bactérias ligadas à dor de garganta.
O CBD, um dos compostos da planta Cannabis, possui efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antimicrobianos reconhecidos e usados no tratamento de diferentes sintomas. Já o própolis, resina produzida por abelhas, é tradicionalmente usado para aliviar irritações na garganta e também apresenta atividade antimicrobiana. A inovação está em avaliar como esses dois ingredientes atuam juntos.
Por que unir canabidiol e própolis
Dores de garganta causadas por infecções, como faringite e amigdalite, são muito comuns e geralmente relacionadas a bactérias como Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus. Em muitos casos, o tratamento envolve antibióticos e anti-inflamatórios. Porém, o uso frequente desses medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais e de resistência bacteriana.
No estudo, os pesquisadores testaram a capacidade do canabidiol e do própolis de inibir o crescimento de bactérias que causam infecções respiratórias, incluindo:
- Streptococcus pyogenes,
- Staphylococcus aureus,
- Pseudomonas aeruginosa.

Uma dupla para combater as bactérias da garganta
Quando combinados, o canabidiol e o própolis apresentaram efeito aditivo contra S. pyogenes e S. aureus, ou seja, a ação conjunta foi equivalente à soma dos efeitos individuais, sem interferências negativas. Isso indica que a dupla pode atuar de forma complementar no combate à bactérias.
Além da ação antimicrobiana, a associação também se destacou na capacidade de reduzir a inflamação em células de defesa (macrófagos) estimulados por LPS, uma molécula usada para simular processos inflamatórios em laboratório.
A combinação:
- Diminuiu a produção de óxido nítrico (NO), um marcador inflamatório;
- Reduziu citocinas pró-inflamatórias, como IL-6, IL-8 e TNF-α.
Nesse sentido, a concentração mais eficaz foi a mistura de 625 µg/mL de própolis com 0,125 µg/mL de CBD, que apresentou resultados superiores aos extratos usados individualmente.
Para os pesquisadores, esses achados sugerem um potencial uso da combinação como base para sprays orais, pastilhas e soluções fitoterápicas voltadas para inflamações e irritações da garganta.
“No geral, essa combinação demonstra vantagens significativas em relação aos tratamentos existentes, potencializando os efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios, o que sugere seu potencial para desenvolvimento futuro em formulações farmacêuticas à base de plantas. Devido à sua ação local e facilidade de administração, essa combinação pode ser considerada promissora para futuras formulações em spray oral.”
Como o própolis e o canabidiol atuam no organismo
As abelhas produzem o própolis a partir de resinas de plantas, misturadas com cera, óleos essenciais e uma pequena porção de pólen. Essa combinação concentra compostos naturais, como flavonoides e ácidos fenólicos, que são responsáveis pela maior parte de seus efeitos terapêuticos.
O CBD é um dos compostos mais estudados da planta Cannabis justamente por atuar em sistemas de regulação do organismo, incluindo a modulação da inflamação, dor e resposta imunológica. Em modelos experimentais, o canabidiol também apresentou efeitos antimicrobianos, abrindo caminho para análises do seu potencial quando combinado com própolis.
Segurança no uso de compostos da Cannabis
As concentrações testadas não apresentaram sinais de toxicidade, o que reforça a segurança da combinação. Entretanto, os autores recomendam mais estudos em modelos animais e, futuramente, ensaios clínicos para confirmar os mecanismos de ação e avaliar efeitos sistêmicos.
Se os resultados forem confirmados, essa dupla natural poderá se tornar uma nova aliada no tratamento de dores de garganta e inflamações leves. Além disso, reforça uma tendência crescente: investigar o uso de canabinoides em combinação com outros compostos naturais.
O uso de medicamentos com canabinoides deve sempre ser feito com a orientação de um profissional da saúde. É fundamental que o médico avalie a condição do paciente e os tratamentos em andamento para indicar a formulação mais adequada.
Então, se você deseja incluir medicamentos com os compostos da planta na sua rotina de cuidado, acesse a nossa plataforma de agendamento. Lá, você pode marcar uma consulta com profissionais experientes nesse tipo de prescrição.














