A Cannabis medicinal previne doenças, explica Dra. Ailane Araújo

Em live do Portal Cannabis & Saúde, médica explicou sobre a relação entre os canabinoides e o nosso sistema imunológico e respondeu muitas dúvidas
ailnae

O portal Cannabis & Saúde realizou nesta quarta-feira (09) o 1º episódio da nossa nova série Opinião Médica. Foi uma live especial em referência ao Dia Nacional da Imunização e que vem de encontro a um dos temas mais buscados da atualidade e o maior desejo dos brasileiros: ser imunizado.

A live foi sobre a relação entre Cannabis e a sistema imunológico, que é a capacidade do corpo de se defender contra doenças causadas por determinadas bactérias ou vírus que pode ocorrer naturalmente quando as pessoas são expostas a esses causadores ou após a vacinação.

Ebook: "30 patologias que podem ser tratadas com o canabidiol"

Conheça o CBD e todo seu potencial para o tratamento de 30 doenças e transtornos.

Bom. Nós já sabemos que a Cannabis é eficiente em diversos tratamentos como epilepsia, autismo, Alzheimer, ansiedade e até mesmo o câncer. Mas, será que os canabinoides também servem como medicina preventiva? Será que os derivados da planta podem fortalecer o sistema imunológico? E mais: será que ela pode aumentar a defesa contra o coronavírus?

Segundo nossa médica convidada, a Dra. Ailane Araújo, a resposta para essas perguntas é sim! Mas, é claro: são muitas as ressalvas.

Dra. Ailane é referência em medicina canabinoide, sendo uma das primeiras prescritoras de Cannabis Medicinal no Brasil. Atua com o tratamento de Cannabis associado com outras abordagens como medicina integrativa, principalmente nas áreas de depressão, ansiedade e insônia, além de tratamentos de ozonioterapia, soroterapia, modulação hormonal e terapia neural. Atua na formação de médicos e também à frente de pesquisas clínicas de Cannabis medicinal.

Na live em que a médica esclareceu as dúvidas da nossa audiência, a Dra. Ailane explicou que os canabinoides, tanto presentes nas plantas como no nosso corpo, atuam no funcionamento do nosso metabolismo. E esse funcionamento é fundamental na prevenção de doenças. 

“A doença vem sobretudo de um desequilíbrio metabólico. Então, quando a gente usa Cannabis para fins medicinais, ela atua no sistema endocanabinoide, que é o maior sistema do corpo, e é o maior porque está presente em todos os órgãos do corpo, praticamente. A Cannabis vai atuar em todos os órgãos fazendo a modulação do sistema, ela é o maestro da orquestra. E se você está com deficiência de endocanabinoides, nosso corpo vai perder a capacidade de funcionar direito. Se eu utilizo a Cannabis e ela vai diminuir os processos inflamatórios que adquiri ao longo do tempo, ela vai melhorar a parte metabólica e modular os todos os nossos sistemas. Obviamente vai prevenir doenças”.

Ailane pondera que a Cannabis nunca vai se transformar em vitaminas e minerais. Por isso, apenas a administração dos canabinoides não é suficiente.

“Com certeza, você corre uma grande possibilidade de evitar doenças. Mas eu não tenho como garantir que você não terá doenças futuras, porque a Cannabis ajusta o sistema, mas se o seu sistema está com deficiência de matéria-prima, ela não vai dar as substâncias que você precisa. Por isso, o ideal para prevenir as doenças é você repor suas necessidades básicas, fazendo com que suas funções bioquímicas ocorram de maneira eficaz com vitaminas e minerais”.

Assista a live na íntegra

 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email