Hoje tem live: Cannabis no tratamento da fibromialgia

cannabis-fibromialgia

Acontece hoje, às 19h, a live “O uso medicinal da Cannabis no tratamento da fibromialgia”. Promovida pelo portal Cannabis & Saúde, a live conta com a participação especial do Dr. Marcos Pereira Dias, médico ortopedista que trará seu conhecimento sobre o uso da Cannabis no tratamento da fibromialgia. 

A fibromialgia é uma condição crônica de saúde que afeta cerca de 5% a 7% da população global e tem a dor crônica no corpo como principal sintoma. No Brasil a estimativa é que há 4 milhões de pessoas com a síndrome. E destes pacientes entre 75% e 90% são mulheres, conforme aponta o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil”. 

Cannabis e Fibromialgia

O uso de Cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia é uma alternativa importante para trazer bem estar e qualidade de vida a quem sofre com esta condição. Devido ao fato da Cannabis atuar diretamente no sistema endocanabinoide. Podendo assim, trazer alívio da dor crônica e regulando o sono.

Estudos como “Adding medical cannabis to standard analgesic treatment for fibromyalgia”, publicado há dois anos, aponta que a terapia com Cannabis apresenta vantagem clínica em pacientes com fibromialgia: especialmente naqueles com disfunções do sono. 

Já um estudo nacional de 2020, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), demonstrou também evidências obtidas sobre a eficácia do uso de fitocanabinoides no tratamento de dores crônicas na fibromialgia. A pesquisa foca no uso do THC no tratamento e obteve dados significativos acerca da redução da gravidade da doença: de 75 para 30 pontos, na escala de 0 a 100.

cannabis-fibromialgia

Cannabis: alívio no corpo e sono regulado

Além da dor intensa em todo corpo, a fibromialgia é uma condição que exibe diversos sintomas como sensibilidade ao toque; cansaço excessivo; músculos enrijecidos; dificuldade para dormir; dores de cabeça; sensação de formigamento nos membros; dificuldade de concentração e sensação de inquietude nos membros inferiores.

Relatos de pacientes

Já apresentamos em nossos conteúdos relatos de pacientes que tiveram a vida transformada após utilizar a Cannabis no tratamento de fibromialgia: 

“A Cannabis é o remédio do futuro”, diz paciente com fibromialgia e depressão

cannabis-fibromialgia

“Cannabis foi a melhor experiência da minha vida”, diz paciente de fibromialgia

12/05: Dia mundial de conscientização sobre a Fibromialgia

Além de chamar atenção e informar sobre os benefícios da Cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia, a nossa live acompanha as celebrações do dia 12 de maio. Data instituída também no Brasil em 2021, que pretende trazer maior visibilidade ao tema e aos seus tratamentos.

cannabis-fibromialgia

Sobre o Dr. Marcos Pereira Dias

O convidado especial da live de hoje é o médico graduado pela UNIFENAS – MG., pós graduado em ortopedia e traumatologia pela UNITAU-SP. membro da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia (SBOT), . Pós graduado em medicina esportiva pela UniBF. Educador físico graduado pela UNIVAP, com experiência no tratamento de atletas profissionais e amadores, qualidade de vida e mudança corporal.

Inscreva-se aqui.

Live O uso medicinal da Cannabis no tratamento da fibromialgia” 

Quando: hoje, dia 11 de abril.

Hora: 19h (horário de Brasília).

Confira nossas lives no nosso canal do YouTube.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email