Búzios vence concurso da Fiocruz com projeto de tratamento com Cannabis

Búzios venceu concurso da Fiocruz com projeto de Cannabis

O Projeto de implantação da Clínica de Cannabis Beija-Flor, do município de Búzios, no Rio de Janeiro, conquistou o primeiro lugar na 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, que foi realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo IdeiaSUS, banco de práticas e soluções em saúde e ambiente. Agora, a iniciativa da cidade da Região dos Lagos vai representar o estado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, nos dias 12 a 15 de julho, em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso. Como prêmio, o IdeiaSUS vai fazer uma curadoria do projeto e estudar como aplicar a ideia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Rede de Atenção Psicossocial da cidade, 134 pacientes eram atendidos pelo projeto até fevereiro, sendo a maioria, 97, de crianças com transtorno do espectro autista. O diferencial desse programa é a parceria com agentes comunitários de saúde, que identificaram junto às escolas municipais as crianças e adolescentes com perfil para serem encaminhados para o tratamento. A prefeitura auxilia na obtenção dos medicamentos com canabidiol e uma equipe multidisciplinar acompanha a evolução terapêutica. Esse atendimento especializado conta com psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, neuropediatra, assistente social, terapeuta ocupacional e educador físico.

Búzios venceu concurso da Fiocruz com projeto de Cannabis
Divulgação Prefeitura de Búzios

Búzios é pioneira na Cannabis

A proposta do evento realizado pela Fiocruz é incentivar e ajudar a fortalecer as iniciativas inovadoras dentro dos municípios, o prêmio foi conquistado pelo pioneirismo e por ser um modelo que pode ser utilizado em escala nacional. Por enquanto as famílias adquirem o medicamento com associações, mas um processo foi iniciado para que seja distribuído gratuitamente na rede municipal de saúde e poder expandir o atendimento para outras condições de saúde.

Em vídeo divulgado pela prefeitura, a gerente da Rede de Atenção Psicossocial, Ana Célia, destacou o ineditismo da clínica Beija-Flor

 

“Acreditamos que aquilo que estamos fazendo hoje em Búzios, que está sendo pioneiro em todo o país, é uma política pública de inclusão. Estamos dando o direito à nossa sociedade a uma maior qualidade de vida”

Silveria Araujo é mãe de João Paulo, que tem o transtorno do espectro autista e é atendido pelo projeto. Ela vê muitas melhorias na qualidade de vida do filho após começar o tratamento com canabidiol.

Búzios venceu concurso da Fiocruz com projeto de Cannabis

“O João hoje está um jovem que voltou para a escola, está no Ensino Médio, está muito sociável, está dormindo bem, a nossa grande preocupação era o sono do João. Está muito mais tranquilo, o intestino do João melhorou muito, era um intestino muito ressecado. Acho que a Cannabis, ela veio realmente para dar mais conforto e mais qualidade de vida para essas pessoas que estão conseguindo fazer o uso.”

Na nossa plataforma de agendamentos você pode encontrar vários profissionais da saúde especializados, inclusive no transtorno do espectro autista. Marcando uma consulta você pode começar o caminho para o tratamento com medicamentos com Cannabis.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email