Destaques

Atleta consegue 1ª permissão para uso de Cannabis medicinal nos EUA

O lutador de MMA Elias Theodorou, paciente em uso de Cannabis contra neuropatia bilateral, é o primeiro atleta profissional a garantir uma isenção médica para o uso da planta no esporte nos Estados Unidos. Campeão de peso médio,  “O Espartano” já havia garantido o mesmo direito no Canadá em 2020. A Isenção de Uso Terapêutico (TUE) foi concedida recentemente no Estado do Colorado, resultado de anos de defesa e perseverança.

Após receber a TUE no Canadá, Elias competiu e venceu como ‘atleta Cannabis’ em março de 2021 no Rise Fighting Championship 6 contra Matt Dwyer. Ele se medicou com Cannabis antes da luta, e obteve uma vitória dominante sobre o adversário. A medicação é aprovada pelo governo federal e prescrita pelo médico.

“O esporte profissional traz muitos desafios, como lesões e dores. Os opioides estão prontamente disponíveis e geralmente são incentivados a ajudar com os problemas de dor. Como alguém que tem neuropatia bilateral, mas não tem interesse em consumir opioides, é importante defender continuamente os benefícios medicinais da Cannabis e nosso direito como atletas de poder utilizá-la “, defendeu Theodorou.

“Se isso significar garantir minha AUT estado por estado, país por país, então o farei. Farei o que for preciso para lutar contra o estigma e defender todos os indivíduos”, desafia.

O advogado Erik Magraken, conselheiro jurídico de Elias, explicou: “este é um precedente do qual Elias tem o devido orgulho. Ele tem lutado contra o estigma da Cannabis no esporte e como medicamento há anos, e conseguir que a primeira Comissão Atlética dos EUA reconheça seus direitos médicos ao conceder uma AUT é um grande salto à frente que pode ajudar muitos outros atletas”.

Elias Theodorou está empenhado em combater o estigma da cannabis medicinal no atletismo. Ele transcendeu os estereótipos de um lutador, empregando seu diploma de publicidade e experiência corporativa no desenvolvimento, criação e produção de marcas pessoais e corporativas.

Quando Elias não está ocupado treinando ou competindo, ele está trabalhando em vários filmes e vários projetos de TV. Ele pretente expandir seu alcance além do MMA e lutar pela aceitação da cannabis medicinal nos esportes profissionais.

Atleta participa do Medical Cannabis Summit!

O lutador Elias Theodorou é uma das atrações internacionais da 4ª edição do Medical Cannabis Summit, o maior congresso 100% online e gratuito a debater os desafios da Medicina Canabinoide no Brasil. Além dele, estarão presentes cientistas de outros países, como a norte-americana Allyn Howlett, que abriu os caminhos para a descoberta do sistema endocanabinoide. As inscrições podem ser feitas no link abaixo!

ME INSCREVER NO MEDICAL CANNABIS SUMMIT!

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Especialistas respondem: é fácil plantar Cannabis para fins medicinais?

Recentemente o STJ autorizou três pacientes a cultivarem suas próprias plantas de Cannabis no Brasil…

2 dias agora

Pioneiro, dentista explica os benefícios da Cannabis na odontologia

Primeiro dentista prescritor de Cannabis no Brasil, Guilherme Martins defende a inclusão dos canabinoides como…

2 dias agora

Deputado distrital apresenta PL para autorizar cultivo da Cannabis no DF

“Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender…

2 dias agora

EUA: 83% dos pacientes de Cannabis medicinal usam flores

A empresa de inteligência de mercado focada em Cannabis New Frontier Data divulgou uma pesquisa…

2 dias agora

Melhores momentos da live com o Dr. Vinícius Mesquita

Selecionamos aqui nesta matéria os melhores momentos da live de ontem com o Dr. Vinícius…

3 dias agora

Cannabis Comestível: que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio

A frase foi dita pelo médico e considerado “pai da medicina” Hipócrates, mas também podemos…

3 dias agora