Destaques

Atleta consegue 1ª permissão para uso de Cannabis medicinal nos EUA

O lutador de MMA Elias Theodorou, paciente em uso de Cannabis contra neuropatia bilateral, é o primeiro atleta profissional a garantir uma isenção médica para o uso da planta no esporte nos Estados Unidos. Campeão de peso médio,  “O Espartano” já havia garantido o mesmo direito no Canadá em 2020. A Isenção de Uso Terapêutico (TUE) foi concedida recentemente no Estado do Colorado, resultado de anos de defesa e perseverança.

Após receber a TUE no Canadá, Elias competiu e venceu como ‘atleta Cannabis’ em março de 2021 no Rise Fighting Championship 6 contra Matt Dwyer. Ele se medicou com Cannabis antes da luta, e obteve uma vitória dominante sobre o adversário. A medicação é aprovada pelo governo federal e prescrita pelo médico.

“O esporte profissional traz muitos desafios, como lesões e dores. Os opioides estão prontamente disponíveis e geralmente são incentivados a ajudar com os problemas de dor. Como alguém que tem neuropatia bilateral, mas não tem interesse em consumir opioides, é importante defender continuamente os benefícios medicinais da Cannabis e nosso direito como atletas de poder utilizá-la “, defendeu Theodorou.

“Se isso significar garantir minha AUT estado por estado, país por país, então o farei. Farei o que for preciso para lutar contra o estigma e defender todos os indivíduos”, desafia.

O advogado Erik Magraken, conselheiro jurídico de Elias, explicou: “este é um precedente do qual Elias tem o devido orgulho. Ele tem lutado contra o estigma da Cannabis no esporte e como medicamento há anos, e conseguir que a primeira Comissão Atlética dos EUA reconheça seus direitos médicos ao conceder uma AUT é um grande salto à frente que pode ajudar muitos outros atletas”.

Elias Theodorou está empenhado em combater o estigma da cannabis medicinal no atletismo. Ele transcendeu os estereótipos de um lutador, empregando seu diploma de publicidade e experiência corporativa no desenvolvimento, criação e produção de marcas pessoais e corporativas.

Quando Elias não está ocupado treinando ou competindo, ele está trabalhando em vários filmes e vários projetos de TV. Ele pretente expandir seu alcance além do MMA e lutar pela aceitação da cannabis medicinal nos esportes profissionais.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Agência Mundial Antidoping revisará proibição da maconha no atletismo

Uma nova análise sobre os efeitos da erva no desempenho dos atletas será realizada em…

18 horas agora

Empresas de Cannabis do Canadá só venderam 20% da produção

O restante da erva foi incinerada ou está apodrecendo estocada desde a legalização, em 2018,…

4 dias agora

Jardineiro preso ao levar Cannabis a paciente é solto após quase 3 anos

Márcio Pereira conversou com o Cannabis & Saúde sobre o período detido e garantiu que…

5 dias agora

Clínica especializada em Cannabis medicinal se expande pelo Brasil

Gravital vê a demanda cada vez maior de pacientes em busca dos benefícios medicinais da…

1 semana agora

Atleta Cannabis inaugura 1º coletivo canábico de corrida do Brasil

Objetivo é fomentar as comunidades de corrida de rua, trazendo esporte, Cannabis e qualidade de…

1 semana agora

Dia do Veterinário: LIVE abordou uso da Cannabis

Quatro profissionais que pesquisam e prescrevem canabinoides para animais de estimação responderam dúvidas de tutores…

1 semana agora