Roger Pertwee, cientista pioneiro que provou que nosso corpo produz Cannabis

Um dos cientistas pioneiros nas pesquisas com canabinoides e suas aplicações na medicina estará presente na 3ª edição do Medical Cannabis Summit, seminário online e gratuito que acontece entre os dias 19 e 23 de abril. Ele é o escocês Dr. Roger Pertwee, que iniciou os estudos com a Cannabis lá em 1968, quando até as pesquisas com substâncias da maconha eram proibidos.

Em 1991, numa colaboração com o professor Raphael Mechoulam, cientista israelense que isolou pela primeira vez o CBD e o THC, Roger Pertwee forneceu as primeira evidências de que o neurotransmissor anandamida, não apenas se liga aos receptores canabinóides, mas também ativa esses receptores, reforçando o argumento de que a anandamida seria um canabinóide endógeno, ou seja, produzido pelo próprio corpo humano. A pesquisa viria a resultar, anos mais tarde, no descobrimento do sistema endocanabinoide.

Pertwee realizou a primeira grande pesquisa de pacientes com esclerose múltipla que se automedicam com Cannabis. 

Sua pesquisa também desempenhou papéis importantes na descoberta dos endocanabinóides com capacidade de inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas. O cientista também descobriu, junto com outros pesquisadores, que o THCV (delta-9-tetrahidrocanabivarina) tem potencial para tratar dependência de drogas, mal de Parkinson, acidente vascular cerebral, obesidade e doenças hepáticas, além de para reduzir os riscos à saúde associados ao transplante de fígado.

Atualmente, Pertwee possui vínculo com a GW Pharmaceuticals, uma gigante farmacêutica da Cannabis, produtora de medicamentos como Mevatyl (Sativex) e o Epidiolex. A empresa foi vendida recentemente por US$ 7 bilhões. 

Roger Pertwee tem três diplomas pela Universidade de Oxford: bioquímica, farmacologia e ciências fisiológicas. Ele é professor emérito da Universidade de Aberdeen, onde está ativamente envolvido na pesquisa científica. Também é co-fundador da Sociedade Internacional de Pesquisa de Canabinoides (ICRS) e coordena o Grupo de Interesse em Canabinoides da Sociedade Farmacológica Britânica, 

Pertwee venceu o Prêmio Mechoulam de 2002 “por suas contribuições excepcionais para a pesquisa de canabinoides”. Foi premiado ainda com a Medalha de Ouro Wellcome 2011 pela British Pharmacological Society (BPS) “por contribuições notáveis ​​para a farmacologia, com base principalmente em realizações de pesquisa, Além disso, foi identificado pela agência Thomson Reuters em 2005 como um dos “pesquisadores mais citados e influentes do mundo”. Ele apresentou as evidências sobre a Cannabis pessoalmente na Câmara dos Lordes (o senado do Reino Unido), que publicou seu relatório sobre a Cannabis em 1998. 

Frequentemente é convidado a falar sobre a farmacologia dos canabinoides em conferências internacionais. O cientista serviu no grupo de trabalho Royal Pharmaceutical Society que recomendou e ajudou a projetar ensaios clínicos com Cannabis e THC que foram realizados no Reino Unido e financiados pelo Conselho de Pesquisa Médica.

Medical Cannabis Summit

Roger Pertwee é um dos palestrantes que estarão presentes na terceira edição do Medical Cannabis Summit. O evento acontece entre os dias 19 e 23 de abril, online e gratuito. As inscrições podem ser feitas por aqui. Não perca!

As informações são da Universidade de Aberdeen

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Saiba tudo sobre o uso de Cannabis no tratamento de ELA

O que diz a ciência sobre o uso dos fitocanabinoides em pacientes com Esclerose Lateral…

16 horas agora

STF decide que Estado é obrigado a fornecer Cannabis medicinal a quem não tem condições

Para o Supremo, os governos devem fornecer, de forma gratuita, remédios cuja importação é autorizada…

17 horas agora

Cannabis Medicinal: História, Importância e Desafios no Brasil

Conheça a história da Cannabis medicinal, quais as pesquisas que comprovam sua eficácia, como funciona…

1 dia agora

“Recuperei a vida de dez anos atrás”, diz paciente com dor crônica

Após conviver com dores por uma década, Francisco Dodi recuperou sua vida graças ao canabidiol…

4 dias agora

DPOC: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento com canabidiol

Portadores de DPOC, em geral, têm problemas para levar uma vida com um mínimo de…

4 dias agora

Inédito: Justiça autoriza 10 pacientes a plantar Cannabis em casa

Autorização coletiva permitirá o tratamento de doenças como depressão, epilepsia, enxaqueca, alcoolismo e se estende…

5 dias agora