Destaques

Lançamento hoje do Relatório: Cânhamo no Brasil

Acontece hoje o lançamento do Relatório: Cânhamo no Brasil. Produzido pela startup Kaya Mind, a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da Cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, o relatório estará disponível aqui para download gratuito.

Benefícios medicinais e nutricionais do Cânhamo

Mas afinal, o que vamos encontrar nesta análise Cânhamo no Brasil? Tivemos acesso a um conteúdo prévio do Relatório que aponta que o cânhamo, planta pertencente à espécie Cannabis sativa L., apresenta diversos benefícios. E que estes se dividem entre medicinais, nutricionais, econômicos e até em relação à durabilidade dos produtos adquiridos.

Os poderosos óleos de Cannabis

Diariamente aqui no Portal Cannabis & Saúde indicamos os usos de óleo de CBD para tratamentos de doenças como depressão, epilepsia, endometriose ou dor crônica. Além disso, contamos histórias de pacientes e familiares que descobriram no uso do óleo da Cannabis, o principal aliado para vencer patologias e viver com bem-estar. E é exatamente ao encontro deste nosso conteúdo que o relatório Cânhamo no Brasil aponta que o óleo de cânhamo, feito a partir das flores e até mesmo das sementes, também pode servir de base para cosméticos e outros produtos tópicos benéficos para o bem-estar e a saúde dos consumidores. 

Trazer o cânhamo à mesa: Grão do cânhamo contém mais proteína do que alimentos como frango, ervilha e leite

Outra questão imprescindível para trazer à mesa sobre o Relatório Cânhamo no Brasil é a informação de que a partir do uso da semente, e do grão do cânhamo, seria possível obter diversos nutrientes importantes para a saúde. 

O grão do cânhamo é considerado uma superfood e pode ser consumida in natura em cima de iogurtes, em pó, como alternativa ao whey protein, ou como base do leite e da carne vegetal. 

Valores referentes a 100 gramas de cânhamo e a 100 gramas de ervilha
fonte: USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Além dessas alternativas apontadas, o óleo de semente de cânhamo pode ser consumido como substituto do azeite e da manteiga, bem como suplemento alimentar, proporcionando efeitos ansiolíticos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares por sua alta quantidade de ômega-3 e outros nutrientes. 

O que você encontrará no Relatório: Cânhamo no Brasil

  • Análises e comentários de especialistas sobre as possibilidades comerciais do cânhamo.
  • Projeções de produção, preços, rendimento, mercado, aplicações como matéria-prima, questões acerca da regulamentação, entre outras.
  • Cenário para os próximos 4 anos considerando a regulamentação completa no país.

Impacto econômico

Em junho de 2021, a Kaya Mind divulgou uma análise da produtividade da planta em países onde já existia regulamentação, a fim de estimar o tamanho da área a ser cultivada para cada um dos três principais insumos do cânhamo em território nacional. Concluiu-se que o Brasil chegaria a mais de 15 mil hectares plantados no quarto ano de regulamentação, considerando todas as finalidades da planta (semente, fibra e flor) e movimentaria cerca de R$ 4,9 bilhões com a venda de insumos do cânhamo no mesmo período.

Principais projeções

Com o acesso completo do relatório é possível conhecer diferentes projeções e compreender melhor como este mercado do Cânhamo pode impactar o Brasil:

  • Projeção do tamanho do mercado de cânhamo para fins industriais,
  • Projeção de preços, potencial de produção do país, rendimento, criação de empregos e geração de impostos
  • Aplicações industriais por insumo do cânhamo (fibra, semente e flor)
  • Benefícios do cânhamo
  • Desafios da regulamentação a serem superados

Sobre o Cânhamo

O cânhamo é um dos insumos mais antigos do mundo. A sua proibição, por outro lado, tem menos de cem anos, mas o mundo nunca deixou de produzir o cânhamo totalmente. Já no Brasil, sempre houve pouco investimento nesse sentido, enquanto sabemos que outros países projetam grande evolução em negócios deste setor, como é o caso dos Estados Unidos. Pode-se dizer que a demanda pelo cânhamo é crescente. E que as indústrias que tangem a planta no Brasil poderiam se beneficiar imensamente com essa produção.  Se interessou pelo conteúdo? Saiba mais no Relatório: Cânhamo no Brasil.

Para receber o Relatório: Cânhamo no Brasil cadastre-se aqui

Denise Tamer

Editora e jornalista especializada em Cannabis Medicinal

Postagens recentes

Estudo: pessoas com enxaqueca podem se beneficiar com a Cannabis

Na Universidade do Arizona, nos EUA, uma equipe de pesquisadores revisou os resultados de estudos…

23 horas agora

Crianças podem usar óleo com altos índices de THC?

É imprescindível ter segurança para utilizar um canabinoide como medicamento, ainda mais quando o tratamento…

23 horas agora

Neurocirurgião fala sobre suas primeiras experiências com a Cannabis

Apesar de ser neurocirurgião, o médico Gustavo Valadão atende a todas as patologias neurológicas e…

1 dia agora

Cannabis marcou seu espaço na BIO Convention

Tratando temas regulatórios, pesquisas na área e a possibilidade de produtos à base de Cannabis…

1 dia agora

Suíça simplifica acesso de pacientes à Cannabis

O governo federal da Suíça retirou a necessidade de uma autorização especial para quem quer…

2 dias agora

Neurologista apoia o uso da Cannabis no tratamento da COVID longa

Em LIVE do portal Cannabis & Saúde, a médica Marcela Agostinho explicou as causas dos…

2 dias agora