Legislação

Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal vai debater aspectos jurídicos no país

A Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai debater os aspectos jurídicos do tema no país. A quinta audiência do grupo pretende levar para os membros do Poder Judiciário, Ministério Público, polícias e sociedade civil o debate sobre a insegurança jurídica que os profissionais prescritores, cultivadores e pacientes enfrentam no país.

A audiência pública acontecerá na próxima terça-feira, dia 17 de maio, na Alesp. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link e a sessão será transmitida ao vivo pelo Instagram. Os participantes comentarão como a regulamentação é feita em outros países e como a regulamentação brasileiras traz entraves para o acesso à medicamentos com Cannabis para pacientes em todo o Brasil. O instrumento do Habeas Corpus, muito utilizado por aqui por cultivadores, e a insegurança jurídica dos profissionais que prescrevem também serão abordados no debate.

Os participantes do painel sobre aspectos jurídicos da Frente Parlamentar serão:

Cecília Galicio – Advogada, conselheira suplente do Conselho Estadual de Política sobre Drogas de São Paulo – Coned/SP, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool – Comuda. Integra a Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – Rede Reforma; é membro do Núcleo de Álcool, outras Drogas e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP; voluntária na Accura – Associação Cannabis Cura, e integrante da RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.

Leonardo Sobral Navarro – Advogado, membro da Comissão Especial de Direito Médico e de Saúde (OAB/SP) e coordenador do Núcleo de Novas Tecnologias em Saúde (OAB/SP).

Cristiano Maronna – Mestre e doutor em Direito Penal pela USP e diretor da Plataforma Justa.org.br; ex-Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Atualmente representa a OAB-SP no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas da Cidade de São Paulo (Comuda).

Gustavo Roberto Costa – Promotor de Justiça do Ministério Público em São Paulo. Membro fundador do Coletivo por um Ministério Público Transformador (Transforma MP) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

A Frente Parlamentar começou os trabalhos em outubro de 2021 e em outra sessão recebeu pacientes e seus responsáveis. Fazem parte da comissão os deputados Sergio Victor, Caio França, Paulo Fiorilo e Prof. Walter Vicioni. O ciclo de debates seguirá até agosto com a ideia de debater a eficácia e soluções para os problemas apontados por especialistas, médicos e pacientes. Também serão temas dos próximos encontros a tecnologia, inovação e importância do cânhamo para a indústria.

Gregorio Ventura

Editor e jornalista especializado em Cannabis Medicinal

Postagens recentes

“Sistema endocanabinoide é amplamente expresso no intestino” explica Dra. Andréa

Você sabia que cuidar da saúde intestinal é fundamental também para a saúde mental? E…

58 minutos agora

Como tratar bruxismo? Conheça os benefícios da Cannabis medicinal

Você já conheceu alguém com bruxismo? Ainda que seja uma condição comum, muitos dos pacientes…

17 horas agora

Cannabis traz benefícios para principais sintomas do câncer, diz estudo

A pesquisa acompanhou pacientes por seis meses durante o tratamento com Cannabis medicinal, com melhora…

18 horas agora

Tribunal considera o delta-8 THC legal sob as leis federais dos EUA

Na última quinta-feira, o plenário do Tribunal de Apelações do nono circuito dos EUA aprovou…

21 horas agora

A vida do pioneiro cientista Franjo Grotenhermen virou filme

A trajetória do médico e cientista Franjo Grotenhermen vai para as telas de cinema no…

21 horas agora

Live imperdível sobre o que você precisa saber para ter acesso à Cannabis medicinal

Anote na agenda e inscreva-se aqui: quarta-feira, dia 25, às 19h, realizaremos a live “Acesso…

22 horas agora