Destaques

Dr. Manuel Lindo: a Cannabis controla distúrbios hormonais como tireóide, obesidade e diabetes

O portal Cannabis & Saúde realizou, nesta quarta-feira (19), a nossa 10º live especial da série Pergunte ao Especialista, quando trazemos um médico para conversar com nossa audiência. E como nesta semana se celebrou o Dia Internacional de Conscientização da Tireoide, nós trouxemos o endocrinologista Dr. Manuel Antônio Lindo, especializado em nutrologia, pesquisador e prescritor de Cannabis com expertise em medicina integrativa.

Ao longo de uma hora, o médico esclareceu dúvidas sobre os tratamentos com Cannabis por pessoas que possuem os mais variados distúrbios hormonais, como obesidade, diabetes, problemas com a tireóide, entre outras condições. 

Conforme nos explicou o Dr. Lindo, o nosso sistema endócrino é crucial para o funcionamento de diversas atividades do corpo. E ele interage com outro sistema de mesma importância, porém menos conhecido: o sistema endocanabinoide, que é responsável por produzir canabinoides alálogos aos existentes nas plantas de Cannabis, bem como receber os compostos presentes nos vegetais.

“O sistema endocanabinoide, o foco principal dele é manter o equilíbrio metabólico, a homeostase, então ele inteage com todos os sistemanas endócrinos, tireóide, pâncreas. Então se você tem um distúrbio de secreção de serotonina, ele vai ajudar a regular. Ele age muito na resistência inslulínica. Então, onde você quer que ele ajude, ele corrige. Ele faz um ajuste fino. É muito interessante o sistema endocanabinoide”.

O médico também explicou sobre quais produtos de Cannabis tem apresentado melhores resultados. Segundo ele, os óleos chamados full spectrum, que são integrais, feitos com todos os componentes da planta, tem uma resposta melhor.

“O full spectrum tem CBD, THC, terpenos e flavonoides, ele é um remédio completo. A Cannabis tem mais de 500 substâncias, e o full spectrum, então, vai ser muito bom para tratar diversas doenças. Já o CBD isolado não tem terpenos e flavonoides. Os dois têm as suas funções, mas eu particularmente tenho mais resultados com o full spectrum, então você consegue controlar e ter uma resposta terapêutica mais rápida”.

Lembrando que o Dr. Lindo é um dos quase 90 médicos presentes na nossa plataforma de agendamento de consultas. Até agora, em maio, mais de 2 mil pessoas já encontraram um médico prescritor pela plataforma.

Veja nossa live com o Dr. Manuel Lindo na íntegra

 

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Usuários de canabinoides sintéticos têm abstinência mais grave, mostra estudo

Cientistas descobriram que os efeitos da retirada dos sintéticos aparecem mais rapidamente com consumidores relatando…

4 horas agora

Setembro Amarelo: LIVE abordará Cannabis e saúde mental nesta quarta

Psiquiatra Dr Wilson Lessa irá responder dúvidas da audiência sobre depressão, transtorno bipolar, burnout e…

23 horas agora

Cannabis e evidências científicas: nada melhor do que um estudo de 6 mil anos

Mestre em bioquímica Dr. Cristiano Fernandes escreve sobre os níveis de evidência e segurança da…

1 dia agora

Cientistas identificam maconha sintética inédita apreendida no Paraná

Droga teve moléculas modificadas em laboratório para dificultar a identificação, porém não enganou os cães…

2 dias agora

Agência Mundial Antidoping revisará proibição da maconha no atletismo

Uma nova análise sobre os efeitos da erva no desempenho dos atletas será realizada em…

5 dias agora

Empresas de Cannabis do Canadá só venderam 20% da produção

O restante da erva foi incinerada ou está apodrecendo estocada desde a legalização, em 2018,…

1 semana agora