Hoje durante uma reunião de trabalho minha colega reclama de dor na coluna. Ontem pela manhã ouvi na padaria a senhora dizer que não dormiu bem por uma dor constante na coluna. Certamente este não é um privilégio meu, e você também conhece alguém que sofre de dores nas costas. Dados do Brasil, corroboram com esta alta incidência de dor nas costas, que já é considerada uma preocupação significativa de saúde pública: aproximadamente 80% da população brasileira sofrerá de dor nas costas em algum momento da vida, conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde.
Hoje cerca de 27 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de dor na coluna. Neste panorama, a Cannabis surge como uma alternativa natural para tratar essas dores.
18,5% da população adulta sofre de dor crônica na coluna e a Cannabis pode ser uma alternativa promissora
“A utilização da Cannabis vem crescendo muito, na área da cirurgia de coluna não seria diferente”, afirma o médico Dr. André Evaristo, CRM 121391, conhecido como o Dr. Coluna, que explicou como a Cannabis pode ser uma aliada para tratar a condição.
“Na minha área o principal uso dela é em relação às dores crônicas. Nas doenças crônicas, pacientes crônicos com dores há anos, pacientes que já têm uma relação da ansiedade ou depressão junto com o quadro, temos cada vez mais indicação e cada vez mais aceitação. Mas ainda estamos em uma fase incipiente do potencial que essa planta pode trazer no uso terapêutico. Então, hoje a gente já tem muitas indicações, hoje a gente já tem muitos pacientes fazendo uso da substância, mas eu acho que é uma tendência de crescimento, não só por parte dos pacientes , como por parte do conhecimento e do estudo científico relacionado à planta”, pontua o médico em entrevista exclusiva ao portal Cannabis & Saúde.
Veja a entrevista completa
Dr. Coluna destaca que a Cannabis é uma opção para os pacientes que enfrentam dores crônicas persistentes
“Esses pacientes frequentemente já passaram por diversos tratamentos, mas continuam a ter dor. A introdução da Cannabis pode resultar em uma melhora significativa. É um tratamento que não apresenta contraindicações graves e que é bem tolerado – mal não faz”, explica o especialista que atua no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.
A curva de aprendizado da Cannabis Medicinal
Igualmente, Dr. Evaristo menciona a importância da curva de aprendizado na medicina: “Quando começamos a utilizar uma nova terapia, precisamos aprender como aplicá-la corretamente. Avalio que a Cannabis ainda está nesse processo de descoberta, porém, os resultados são promissores.”
É possível que pacientes que já usam tratamentos convencionais possam substituir esses medicamentos pelos produtos à base de Cannabis?
O médico esclarece: ““Dentro da minha especialidade, que é a cirurgia de coluna, as patologias da coluna, esse perfil de paciente é o que mais se beneficia. Então você tem aquele paciente que já passou por inúmeros tratamentos e mantém um quadro de dor crônica complexa, intratável. Esse seria um quadro de dor crônica complexa em virtude de alguma patologia da coluna. Pode ser uma hérnia de disco, pode ser uma estenose de canal, podem ser outras patologias. Esses pacientes crônicos, eles realmente se beneficiam muito. O que eu posso te dizer aqui em relação à minha prática clínica, a gente vê esses pacientes melhorarem efetivamente com a associação de terapias convencionais com o óleo da Cannabis”.
No entanto, o Dr. Evaristo alerta: “Apesar de ser bem tolerada, a Cannabis deve sempre ser usada sob a supervisão de um médico, especialmente em pacientes que têm histórico de reações adversas a canabinoides”, avalia. Segundo ele, o uso deve ser cauteloso, mas as chances de sucesso são altas.
Por fim, o médico reafirma a esperança que a Cannabis medicinal traz para o tratamento da dor nas costas. Para ele, ainda estamos apenas no começo, mas o que já sabemos é que essa abordagem pode mudar vidas. E é uma ferramenta valiosa no arsenal de tratamentos para a dor crônica, e cada vez mais pacientes estão se beneficiando com isso.
Leia mais:
- “CBD têm despertado o interesse científico na Dermatologia”
- “Quando você é paciente e vivencia os benefícios do tratamento, torna-se muito mais comprometido ao prescrever”
- Como a Cannabis pode complementar o tratamento da asma
𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲: O acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permito mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.