Categorias: DestaquesLegislação

AO VIVO: Comissão da Câmara vota parecer do PL do plantio de Cannabis

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 399/15, que legaliza o plantio de Cannabis no Brasil, se reúne nesta terça-feira (11) para a discussão e possível votação do parecer final do relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR). A reunião acontece às 10 horas e será transmitida pelo YouTube da Câmara.

Ducci apresentou um substitutivo no dia 20 de abril, por coincidência o Dia Mundial da Maconha. O novo texto autoriza que empresas, governos e ONGs possam cultivar Cannabis para fins medicinais, industriais e de pesquisa no Brasil. Naquele dia, o presidente da comissão da Cannabis, Paulo Teixeira (PT-SP), abriu prazo de cinco sessões do Plenário para os integrantes do grupo apresentarem emendas. Agora, Ducci vai apresentar o parecer a essas emendas, que foram 10.

Seis foram apresentadas pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP). Entre elas estão a que aumenta de 0,3% para 1% de THC o limite máximo nas plantas de cânhamo industrial, tendo vista nossa condição climática, e a mais importante: a que regulamenta o cultivo doméstico de maconha para fins terapêuticos por pessoas físicas, desde que comprovados os requisitos da lei, como já vem acontecendo – já são quase 300 Habeas Corpus para essa atividade no país.

O deputado também sugeriu emenda para incluir flores secas de Cannabis, in natura, que é uma forma de consumo que não está contemplada no projeto atual. Essa também é uma emenda importante, já que o uso in natura, vaporizado, é importantíssimo em condições que precisam de um efeito imediato, como pacientes de dores crônicas, câncer e esclerose múltipla.

Porém, também foram apresentadas emendas na contramão da proposta. O deputado Osmar Terra (MDB-RS), conhecido pela sua campanha contra a Cannabis, apresentou uma emenda que exclui a atividade do plantio. O texto dele permitiria apenas os processos de fabricação, prescrição, dispensação, monitoramento e fiscalização. A emenda proíbe expressamente o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de cannabis para extração ou produção de produtos derivados.

Caso nenhum parlamentar peça vistas e todas as emendas sejam apreciadas, o Projeto de Lei pode ser aprovado já na própria terça.

Marcus Bruno

Jornalista especializado no setor de Cannabis; editor do portal Cannabis & Saúde.

Postagens recentes

Inédito: Justiça autoriza 10 pacientes a plantar Cannabis em casa

Autorização coletiva permitirá o tratamento de doenças como depressão, epilepsia, enxaqueca, alcoolismo e se estende…

15 horas agora

Médico e paciente, psiquiatra conta como a Cannabis mudou sua vida

Vítima de atropelamento, com estresse pós-traumático, Caio Vieira encontrou tratamento na Cannabis, e agora amplia…

17 horas agora

Lúpus: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento com CBD

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, causada por uma reação anormal do sistema imunológico.…

23 horas agora

Família faz vaquinha para custear canabidiol para criança com microcefalia no RJ

Jogadores do Vasco estão envolvidos na campanha pelo tratamento do Yuri e vão doar itens…

2 dias agora

“A Cannabis me deu mais prazer em tratar pacientes”, diz neurologista

A doutora Christina Funatsu relata angústias e experiências em sua prática com Cannabis medicinal ……

2 dias agora

Sistema Imunológico: o que é, como funciona e importância

O sistema imunológico existe para conter ou rechaçar eventuais invasores com potencial de causar danos…

2 dias agora