Um estudo publicado no Jornal da Gastroenterologia Clínica no mês de abril confirmou a eficácia da Cannabis medicinal no alívio de sintomas de náusea, com resultados positivos em 96% dos casos até uma hora depois do consumo.
Agora, um grupo de pesquisadores da Universidade do Novo México decidiram buscar mais detalhes desse benefício. Em quanto tempo costuma fazer mais efeito? Quais formas de ingestão com melhores resultados? Quais componentes da Cannabis responsável pelos benefícios?
Para chegar à resposta, os cientistas analisaram os dados de 886 pessoas que utilizam um aplicativo projetado para ajudar as pessoas a controlar o consumo de Cannabis, chamado Releaf App. Nele, as pessoas colocam tudo que sentiram ao consumir alguma forma de Cannabis, incluso o tratamento de alguma enfermidade. No total, foram 2.220 sessões de administração de Cannabis observadas.
A náusea é um sintoma comum, mas muitas vezes é difícil de tratar com remédios à base de ervas, como gengibre, ou medicamentos prescritos. As causas comuns de náusea incluem intoxicação alimentar, estresse emocional, distúrbios gastrointestinais, enjoo, gravidez e quimioterapia.
A Cannabis tem sido usada para tratar esses problemas há milênios. Mas apenas sua eficácia no tratamento de náuseas induzidas por quimioterapia tem sido amplamente reconhecida. Já o uso de Cannabis para outras formas de náusea segue pouco pesquisado na população em geral.
“Talvez nosso resultado mais surpreendente foi que o THC, normalmente associado ao uso recreativo, pareceu melhorar o tratamento entre os consumidores da flor de Cannabis, enquanto o nosso CBD, mais comumente associado ao uso médico, na verdade, parecia estar associado a menos alívio dos sintomas”, afirmou um dos autores do estudo, Jacob Vigil, professor associado do departamento de psicologia.
“Os mecanismos por trás da capacidade da Cannabis de reduzir rapidamente a sensação de náusea não são totalmente claros, mas envolvem a capacidade da planta de ativar as respostas do receptor CB1 a outros estímulos no sistema nervoso central, como o córtex insular, que está envolvido na percepção consciente dos estados corporais internos, e é um exemplo de uma região do cérebro que é naturalmente modulada pelos endocanabinoides que se desenvolvem naturalmente no corpo humano”, explica.
“Não é surpreendente que os fitocanabinoides que se desenvolvem na planta Cannabis também sejam eficazes na estimulação de regiões cerebrais semelhantes .”
Selecionamos aqui nesta matéria os melhores momentos da live de ontem com o Dr. Vinícius…
A frase foi dita pelo médico e considerado “pai da medicina” Hipócrates, mas também podemos…
O cirurgião-dentista José Muniz fala sobre a aplicação da Cannabis e da luta para que…
Um inovador laboratório de pesquisa estuda os efeitos da Cannabis em atletas e lançou há…
Em estudo realizado pela Associação Americana de Pesquisa de Câncer (AACR), os cientistas sul-africanos Lesetja…
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime de…