Cannabis

Cannabis medicinal: conheça os testes de qualidade antes do medicamento chegar até você

Primeiro ponto fundamental que o consumidor de Cannabis medicinal tem que ter em mente: a confiança de que assim como outros medicamentos, a cannabis está sujeita a protocolos rigorosos de teste, análise e identificação.

Esta semana é marcada no Brasil como a Semana do Consumidor, data celebrada dia 15 março. Portanto vamos apresentar matérias especiais sobre os direitos, deveres e o que consumidor de Cannabis medicinal precisa saber no país. 

Cannabis medicinal consolidada no cenário farmacéutico

Hoje começamos este especial falando sobre como os testes de qualidade são realizados para proteger os consumidores e acelerar a pesquisa e o desenvolvimento para fins medicinais. Os avanços destas pesquisas e análises também deixam pacientes e médicos que prescrevem Cannabis medicinal seguros. 

O valor medicinal da Cannabis medicinal e a importância de ser prescrita por um profissional da saúde

Auxílio no tratamento da depressão, de doenças renais, fortalecimento da imunidade e diferentes comprovações dos benefícios da Cannabis para saúde e bem-estar. Estas são uma pequena amostra de como a Cannabis medicinal pode aliviar sintomas de condições médicas e ser uma aliada a diferentes tratamentos. E você pode conhecer aqui nos nossos depoimentos de pacientes como a Cannabis medicinal já mudou a vida muitas pessoas. 

 

“A Cannabis medicinal pode ser utilizada para enxaqueca, ansiedade, depressão, alzheimer, parkinson, doenças neurodegenerativas em geral, a lista aqui vai longe. A Cannabis medicinal tem importância muito grande como um anti-inflamatório e a maioria das doenças têm ação inflamatória”, destaca o Dr. Mario Luiz Grieco. Mesmo com tantas propriedades positivas é imprescindível que seu uso seja indicado por um profissional da área da saúde, aqui neste link você pode marcar sua consulta com médicos que prescrevem Cannabis medicinal. 

“Hoje se você for a uma farmácia, você consegue comprar o medicamento à base de Cannabis medicinal. Há várias empresas produzindo. Tem os importados e tem os nacionais já. Então além disso, eu como médico posso prescrever um produto da Inglaterra ou dos Estados Unidos. O mais avançado possível. Todos eles aprovados pela Anvisa, tenho que reconhecer o excelente trabalho da Anvisa permitindo estas importações e permitindo que mães de crianças com epilepsia possam ter acesso a estes medicamentos”, afirmou o Dr. Grieco em nossa live especial sobre o tratamento da endometriose.

Aqui no Brasil ainda não há um estudo comprovado sobre onde está a maior incidência de uso da Cannabis medicinal, porém nos Estados Unidos, a Harvard Medical School já confirma que o tratamento da dor crônica é o uso mais comum da cannabis medicinal.

Testes em laboratórios da Cannabis medicinal

Não há mais como negar as poderosas propriedades terapêuticas da Cannabis medicinal. Na indústria farmacêutica, saiba que a Cannabis medicinal é altamente regulamentada e deve passar por testes extensivos antes de poder ser vendida como terapia.

Como é a preparação de amostra para análise

Antes de serem analisadas, as amostras de Cannabis medicinal devem ser cuidadosamente preparadas. As técnicas de preparação de amostras dependerão do tipo de análise que está sendo realizada e do equipamento disponível, bem como das necessidades e preferências exclusivas do laboratório. Os laboratórios de teste analisam todos os tipos de amostras de Cannabis, incluindo flores frescas e secas, extratos, tinturas, concentrados e comestíveis. 

Análise de cannabinoides

A Cannabis contém mais de 100 componentes ativos, que podem ter um impacto importante nos efeitos e benefícios terapêuticos. Por isso, é importante identificá-los e quantificá-los ao analisar a Cannabis medicinal antes do medicamento chegar até os pacientes. Métodos de medição dos canabinoides, como o CBD e o THC, são realizados e analisados. E como podem influenciar as propriedades físicas e psicoativas da Cannabis medicinal, esta etapa da análise de canabinoides é uma fase extremamente relevante do processo de desenvolvimento do produto.

Análise de terpeno

Os terpenos não apenas determinam os sabores e aromas de diferentes variedades de Cannabis, mas também podem influenciar as propriedades medicinais. Isso torna os terpenos uma variável chave de realização para fins medicinais e de interesse em laboratórios. 

Análise de cepas

As cepas de Cannabis variam muito quando se trata de propriedades medicinais e seus efeitos. Por exemplo: enquanto certos tratamentos necessitam cepas com alto teor de THC, para outros a concentração de CBDou seu alto teor predominante é o ideal. A reação em cadeia da polimerase (PCR), que replica rapidamente uma amostra de DNA para torná-la adequada para análise científica, é a técnica mais comum usada para determinar cepas.

Detecção de metais pesados

A espectrometria de massa (MS) é usada para detectar e quantificar metais pesados ​​na cannabis medicinal e garantir que seja o mais seguro possível quando prescrito. De todas as características analisadas em laboratórios de Cannabis medicinal, os contaminantes de metais pesados são um dos mais importantes. 

O presente brilhante da Cannabis medicinal e a certeza de um futuro ainda mais promissor

Os necessários e rigorosos testes de Cannabis medicinal contribuem para a consolidação dos tratamentos na área da saúde. No Brasil, as evidências científicas dos tratamentos ajudam a esclarecer quem ainda tem dúvidas sobre os potenciais benefícios da planta. Além disso, estabelecem a planta como um medicamento seguro e eficaz com propriedades terapêuticas genuínas.

Denise Tamer

Editora e jornalista especializada em Cannabis Medicinal

Postagens recentes

Estudo: pessoas com enxaqueca podem se beneficiar com a Cannabis

Na Universidade do Arizona, nos EUA, uma equipe de pesquisadores revisou os resultados de estudos…

1 dia agora

Crianças podem usar óleo com altos índices de THC?

É imprescindível ter segurança para utilizar um canabinoide como medicamento, ainda mais quando o tratamento…

1 dia agora

Neurocirurgião fala sobre suas primeiras experiências com a Cannabis

Apesar de ser neurocirurgião, o médico Gustavo Valadão atende a todas as patologias neurológicas e…

1 dia agora

Cannabis marcou seu espaço na BIO Convention

Tratando temas regulatórios, pesquisas na área e a possibilidade de produtos à base de Cannabis…

1 dia agora

Suíça simplifica acesso de pacientes à Cannabis

O governo federal da Suíça retirou a necessidade de uma autorização especial para quem quer…

2 dias agora

Neurologista apoia o uso da Cannabis no tratamento da COVID longa

Em LIVE do portal Cannabis & Saúde, a médica Marcela Agostinho explicou as causas dos…

2 dias agora