Destaques

Covid longa: Cannabis é a grande aliada no tratamento

Devido à vacinação em massa, e suas doses de reforço, sabe-se que o pior momento da pandemia já passou. Porém, agora temos que vencer a Covid longa e seus diferentes sintomas. Segundo estudo divulgado pela Fiocruz Minas, metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas como fadiga, tosse persistente e dificuldade para respirar que podem perdurar por mais de um ano. São ocorrências que impactam a qualidade e o bem estar, e é neste cenário que a Cannabis desponta como a grande aliada dos tratamentos para combater a Covid longa. 

 

O estudo da Fiocruz acompanhou 646 pessoas que tiveram Covid por 14 meses e apontou que 324 tiveram sintomas pós-infecção. Segundo dados oficiais do Painel Coronavírus, o total de casos conhecidos no Brasil desde o início da pandemia chega a 30.688.390. 

Sistema endocanabinoide restaura equilíbrio e controla sintomas da Covid longa

A principal função do sistema endocanabinoide é de equilíbrio do organismo. Ou seja, ele sempre entra em funcionamento quando algum órgão, alguma região ou glândula está desequilibrada e não está funcionando normalmente. Portanto, em situações de desequilíbrio como estas geradas após o Covid-19 é que a Cannabis atua.

“Nessas situações, como no pós-Covid, o que se percebe é que sobram muitas alterações orgânicas em diferentes órgãos, diferentes tecidos, que comprometem muito a qualidade de vida do paciente. E nesses casos, o nosso sistema endocanabinoide não consegue trabalhar de uma maneira tão eficaz para contornar esses sintomas da Covid longa. E nesse caso como a gente sabe que os fitocanabinoides vão se ligar aos receptores endocanabinoides, tantos receptores clássicos como outros receptores de outros sistemas que sabemos que conversam entre si com o sistema canabinoide, os fitocanabinoides se ligam a esses receptores. Restaurando o equilíbrio e controlando esses sintomas”, conforme explica a Dra. Maria Teresa Jacob, colunista do Portal Cannabis & Saúde e médica prescritora de Cannabis medicinal.

Tratatamentos com CBD, Broad Spectrum e full spectrum

Especificamente em relação aos tratamentos com Cannabis, a Dra. Jacob explicou sua preferência em usar o full spectrum para tratamentos da Covid longa.

“Sempre que possível dou preferência ao full spectrum. Desde que eu não tenha uma contraindicação formal do uso do THC. Pois existem algumas situações em que nós não podemos utilizá-lo, como arritmias cardíacas não controladas, por exemplo. Então desde que seja possível eu dou preferência a um full spectrum. Quando não, procuro usar o Broad Spectrum que eu só não vou ter o THC e todos os outros canabinoides, flavonoides, terpenoides trabalhando em conjunto. E em alguns casos mais restritos ou às vezes até pela necessidade do início de um tratamento imediato, já que o paciente está com um comprometimento tão grande da qualidade de vida, eu opto por iniciar com o CBD puro”, afirmou. 

Importância de tratar a Covid longa

O aumento do número de relatos de casos de brasileiros com a Covid longa é um importante indicativo desta nova condição que rouba a qualidade de vida de quem já se recuperou da infecção. O uso da Cannabis como grande aliada para melhorar os sintomas e recuperar o bem estar já foi contado no relato da paciente que superou a Covid longa realizando tratamento com a Cannabis medicinal: “A Cannabis salvou minha vida”, diz paciente recuperada de Covid longa.

Procurando por um médico prescritor de cannabis medicinal? Clique aqui e conheça nossos médicos e médicas prescritores de Cannabis medicinal.

Dra. Maria Teresa Rolim Jalbut Jacob

Médica especialista em dor com o uso da Cannabis Medicinal e colunista do Portal Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Estudo: pessoas com enxaqueca podem se beneficiar com a Cannabis

Na Universidade do Arizona, nos EUA, uma equipe de pesquisadores revisou os resultados de estudos…

23 horas agora

Crianças podem usar óleo com altos índices de THC?

É imprescindível ter segurança para utilizar um canabinoide como medicamento, ainda mais quando o tratamento…

23 horas agora

Neurocirurgião fala sobre suas primeiras experiências com a Cannabis

Apesar de ser neurocirurgião, o médico Gustavo Valadão atende a todas as patologias neurológicas e…

1 dia agora

Cannabis marcou seu espaço na BIO Convention

Tratando temas regulatórios, pesquisas na área e a possibilidade de produtos à base de Cannabis…

1 dia agora

Suíça simplifica acesso de pacientes à Cannabis

O governo federal da Suíça retirou a necessidade de uma autorização especial para quem quer…

2 dias agora

Neurologista apoia o uso da Cannabis no tratamento da COVID longa

Em LIVE do portal Cannabis & Saúde, a médica Marcela Agostinho explicou as causas dos…

2 dias agora