Ajude quem precisa

Portal Cannabis & Saúde inicia campanha para ajudar no tratamento de pacientes

O Portal Cannabis & Saúde lança na próxima segunda-feira, no evento Medical Cannabis Summit, uma iniciativa para ajudar famílias que encontram dificuldades em custear tratamentos à base de Cannabis no Brasil. Na sessão Ajude Quem Precisa, estão sendo contadas histórias de pacientes com bons resultados através de derivados da planta, mas que não tem condições de arcar com todo o tratamento: médicos, fisioterapeutas, deslocamentos para exames e consultas e as medicações.

Devido à legislação brasileira proibitiva, os medicamentos disponíveis nas farmácias do país custam mais de R$ 2.100. Já os importados, alguns com preços mais baixos, também são inacessíveis para muitas famílias, situação que se agrava ainda mais com a disparada do dólar.

Muitos brasileiros têm recorrido à judicialização para que o SUS ou o plano de saúde arque com esses custos. Outras famílias recorrem à Justiça para terem o plantio caseiro autorizado ou até mesmo o mercado clandestino.

Porém, grande parte das ações na Justiça não têm desfecho positivo, e a maior parte dos pacientes não quer plantar nem recorrer a um produto ilegal. Uma solução seria buscar apoio financeiro através de vaquinhas virtuais.

O portal Cannabis & Saúde vem contando histórias desses diferentes pacientes ao longo dos últimos quatro meses. Como o da menina Hagatha, de Floripa, que controlou a epilepsia noturna e de quebra parou de sofrer com as cólicas menstruais após iniciar o tratamento com canabidiol. E também a da Edineide, uma baiana com doença falciforme que sonha com a Cannabis para superar as constantes crises de dor.

A ideia é que os paciente criem uma campanha no portal vakinha.com.br explicando qual a sua patologia, como a Cannabis ajuda e quanto custa o tratamento por mês. O portal Cannabis & Saúde vai divulgar essas histórias e buscar apoio através de parceiros.

Uma dessas parcerias é com a BPW Brasil, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, uma ONG formada por mulheres empreendedoras, que serão as madrinhas do projeto.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Novas perspectivas para o uso de Cannabis medicinal em esquizofrenia

Pesquisadores da Unicamp encontram evidências do mecanismo de ação do tratamento com canabidiol em pacientes…

5 horas agora

Setembro Amarelo: Live abordou depressão, burnout, bipolaridade e dependência

Psiquiatra Dr. Wilson Lessa respondeu dúvidas sobre saúde mental e como a Cannabis medicinal pode…

4 dias agora

6a Edição do evento “O Cenário das Doenças Raras no Brasil” acontece em SP

Em entrevista ao portal Cannabis & Saúde, o presidente da Federação Brasileira das Associações de…

4 dias agora

Comunicação é tema do segundo “Precisamos falar sobre Cannabis”

Os desafios da comunicação com foco em Cannabis para uso medicinal e industrial serão o…

5 dias agora

​​​STJ: possuir itens para plantio de Cannabis de uso pessoal não é crime

Tribunal considerou "contrassenso jurídico" que possuir utensílios para cultivo de maconha para uso pessoal, um…

5 dias agora

Usuários de canabinoides sintéticos têm abstinência mais grave, mostra estudo

Cientistas descobriram que os efeitos da retirada dos sintéticos aparecem mais rapidamente com consumidores relatando…

6 dias agora