Destaques

Quase 50% dos brasileiros recomendam Cannabis medicinal, diz pesquisa

Espasmos musculares e epilepsia estão entre as doenças cujos benefícios do tratamento com Cannabis são mais conhecidos pelos brasileiros.

O que o brasileiro pensa da Cannabis medicinal? Enquanto a PL 399, que visa regulamentar a produção e venda de medicamentos canabinoides, segue em tramitação no Congresso, uma pesquisa buscou investigar o que as pessoas sabem e pensam a respeito do tema.

Como os brasileiros veem a Cannabis medicinal

Das 800 pessoas entrevistadas, apenas 30% não sabiam que a Cannabis poderia ser usada para qualquer fim medicinal. Entre as indicações de canabinoides mais conhecidas, estavam espasmos musculares, tremores, convulsões e tiques nervosos. Este grupo de doenças foi apontada por 46,82% dos entrevistados.

Questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, foram citadas como indicações possíveis da Cannabis medicinal por 40,94% dos participantes. Outras possibilidades de tratamento indicada foram para humor e problemas de sono (24,49%), dor ou inflamação (23,53%) e formigamento ou dormência muscular (22,81%).

Embora pareça que as pessoas tenham um conhecimento razoável sobre o uso de Cannabis medicinal, apenas 16% destacaram o uso para náuseas, que é um dos problemas de saúde mais comuns para os quais a Cannabis medicinal pode ser aplicada.

Você usaria ou indicaria Cannabis?

Metade dos entrevistados se mostrou aberto aos tratamentos com Cannabis medicinal. Quase 50% dos brasileiros usariam ou recomendariam para familiares, se prescrito por médicos. Por outro lado, mais de 30% não têm certeza ou não o usaria para si.

Para Kyle Detwiler, CEO da Clever Leaves, empresa do mercado de Cannabis que encomendou o estudo, o acesso à informação pode aumentar o percentual de pessoas que utilizam e recomendam o tratamento com Cannabis medicinal.

“Acreditamos que a pesquisa científica é a chave para criar novas oportunidades para o avanço dos tratamentos médicos e acesso do paciente, permitindo que ingredientes e produtos farmacêuticos legais de Cannabis cruzem as fronteiras livremente”, disse Detwiler.

Projeto Change Lives

A empresa busca fazer sua parte para ampliar o acesso aos benefícios da Cannabis a cada vez mais pacientes. A empresa lançou o Projeto Change Lives, oferecendo US $ 25 milhões em valor de varejo de produtos de Cannabis medicinal para qualquer organização elegível dos EUA que queira pesquisar os benefícios médicos potenciais dos canabinoides.

A Clever Leaves vai fornecer até 250 mil frascos de óleo Cannabis de grau farmacêutico ou aproximadamente 5 toneladas de flores de Cannabis medicinal que ajudarão instituições de pesquisa a desenvolver novas terapias.

Benefícios da Cannabis medicinal

A Cannabis medicinal refere-se à exploração científica dos atributos positivos e curativos que a planta de Cannabis tem a oferecer e que, por meio do uso terapêutico, pode tratar uma ampla variedade de doenças.

Evidências científicas apoiam o uso de terapêutico de Cannabis para dor crônica, espasticidade por esclerose múltipla e náuseas e vômitos pós quimioterapia. Existem outras patologias que poderiam se beneficiar do uso da Cannabis medicinal cujas evidências científicas estão sendo estudadas.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

LIVE abordou Cannabis e transtornos alimentares com Dra Janaína Barboza

Por 1h20, médica respondeu dúvidas sobre alimentação saudável e uso da Cannabis em condições como…

2 dias agora

“Em 20 dias, estava como se nunca tivesse nada”, diz paciente com dor crônica

Ao buscar a melhora da qualidade de vida de sua mãe com esclerose múltipla, Leila…

2 dias agora

Cannabis na amamentação não prejudica a saúde dos bebês, diz estudo

Pesquisa não encontrou diferença a curto prazo na saúde dos bebês de mães que testaram…

2 dias agora

Cannabis & Saúde dá cupom 25% OFF ao Cannabis Thinking

Grande evento com políticos e empresários da América Latina e EUA acontece no dia 23…

2 dias agora

LIVE: Cannabis no tratamento de transtornos alimentares é nesta quarta, às 19h

Dra. Janaína Barboza estará ao vivo respondendo dúvidas sobre a Cannabis no tratamento, desde a…

3 dias agora

Dia das Crianças: Cannabis é aliada no tratamento psiquiátrico de crianças

Embora ainda sejam limitados os estudos, medicamentos canabinoides podem entregar qualidade de vida onde o…

4 dias agora