A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última terça-feira (18), a autorização sanitária para a produção e venda em farmácia de mais um derivado de Cannabis. Desta vez, foi o extrato de Cannabis sativa da empresa mineira Ease Labs, com concentração de 79,14 mg/ml.
Já a apresentação nas drogarias, conforme a empresa, será uma solução fitoterápica oral de canabidiol (CBD) com 47,5 mg/ml e até 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). A venda do produto deverá ser feita pelo farmacêutico a partir da receita médica por meio especial do tipo B (cor azul).
Os insumos serão importados da Colômbia e distribuídos no Brasil, já que a Resolução 327/19, que regula a venda em farmácias, prevê que a matéria-prima não pode ser fabricada no Brasil.
Apesar da regra, a Ease Labs já possui um laboratório em Belo Horizonte para produção de derivados da Cannabis. O local recebeu da Anvisa em 2021 a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), além de Autorização Especial (AE) para medicamentos controlados.
Segundo o CEO da empresa, Gustavo Palhares, a Ease Labs ainda tem como meta registrar mais oito derivados da planta em 2022.
“Os próximos produtos serão divididos em categorias de fitofármacos e fitocomplexos, sendo alguns isolados, outros com baixo teor de THC e um com alto teor de THC, em solução oral. Por enquanto, esses produtos ainda estão no pipeline de formulação”, disse ao portal Cannabis & Saúde.
Confira abaixo a lista dos 11 produtos aprovados pela Anvisa nessa categoria, até agora, para venda em farmácia. Todos seguem a Resolução 327/19. A agência lembra que, desses 11 produtos, cinco são à base de extratos de Cannabis sativa e seis de canabidiol:
Promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, o 1° Seminário sobre a Cannabis Medicinal e…
Você está se sentindo estressado atualmente? Como você se sente ao pensar no seu trabalho…
Pesquisador e professor da Fiocruz, o psiquiatra Marco Aurélio Jorge fala sobre sua experiência como…
A pesquisa, inédita no Brasil, está recrutando voluntários para saber sobre o uso de medicamentos…
Na Austrália, veteranos de guerra estão pedindo por apoio e mais financiamentos para o uso…
Com dados da Anvisa, a BRCann (Associação Brasileira da Indústria de Endocanabinoides) levantou que as…